Escola Adelaide Bias Fortes ensina que ser do bem faz bem

Destacando temas como solidariedade e humildade, o projeto desenvolvido pela professora Paula Cobuci, conta com a parceria da professora Mariane Dionísio e envolve alunos do 1º ano. Leia mais...

GENTE QUE FAZ

 

Escola Adelaide Bias Fortes ensina que ser do bem faz bem

No intuito de formar cidadãos conscientes desde sua primeira formação acadêmica, a Escola Estadual Adelaide Bias Fortes promove o projeto ‘Aprendendo que ser do bem faz bem’. Destacando temas como solidariedade e humildade, o projeto desenvolvido pela professora Paula Cobuci, conta com a parceria da professora Mariane Dionísio e envolve alunos do 1º ano. Partindo da importância de uma melhor convivência em sala de aula e entendendo a importância do ajudar ao próximo para um desenvolvimento social baseado na justiça e no respeito mútuo para formação digna do cidadão consciente, é proposto aos alunos das duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental uma reflexão sobre valores com a continuidade e aplicabilidade em casa em suas relações de convivência. Paula Cobuci destaca que, “a cidadania consciente deve estar também no convívio escolar, na construção das relações embasadas em confiança, valores e virtudes que estamos propondo, que buscamos atingir nossos objetivos. Por isso, percebemos a necessidade de trabalhar alguns valores e virtudes com nossos alunos, temos duas turmas com perfil comportamental parecidos e por esse motivo decidimos trabalhar juntos, para que todos compartilhem suas descobertas e aprendizados, surtindo assim mais efeito”.

As professoras revelam que buscam valorizar o ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde cedo na vida da criança, levando à construção da cidadania e da autonomia e sensibilizando os alunos em relação à importância das regras e da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula, através do desenvolvimento de reflexões sobre ações cotidianas. Reconhecendo que desde bem pequeno, podemos desenvolver respeito e amor à vida, ao próximo e à natureza.

 

Ainda segundo elas, o projeto pretende uma reflexão profunda sobre os valores e para isso os alunos participam de aulas práticas de valores e serão também os protagonistas de seu aprendizado. “Buscamos melhorar a convivência resolvendo conflitos de forma amigável, aprendendo a controlar a impulsividade, estimular a cooperação e a solidariedade entre os alunos e desenvolver autonomia nas atividades diárias e nas interações com o grupo, desenvolvendo possibilidades de tomar iniciativas e estabelecer relações afetivas e respeitosas”, concluíram.


 

Agência Expresso

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: