26
26/01/2020

Publicidade

Associação Barbacenense de Proteção aos Animais inaugura Clínica de Castração neste domingo

Em conversa com o portal de notícias BarbacenaMais, a Drª. Tânia Falcão fala sobre a clínica, sua construção, os parceiros e como será realizado o trabalho. Leia mais...

GENTE QUE FAZ

 

Associação Barbacenense de Proteção aos Animais inaugura Clínica de Castração neste domingo

Dr Tania Falcao Petrus

Muitos foram os que se mobilizaram para que a Clínica de Castração pudesse se tornar uma realidade na cidade. Em conversa com o portal de notícias BarbacenaMais, Tânia Falcão relatou a ajuda que recebeu de amigos e também da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde.

A capitação de verbas para o início das obras se deu através da doação de amigos da cidade e de fora dela, além de uma verba de R$65 mil que a Secretaria de Saúde repassou em forma de materiais de construção, que já haviam sido licitados. “Ganhei de um amigo todos os blocos, de outro, toda areia, outro ainda doou a brita. Isto ajudou muito. Fora os eventos que inventei ...Tive apoio da Prefeitura: funcionários, maquinários do SAS, máquinas da Secretaria de Obras e a garantia de um convênio para manutenção dos animais com ração e remédios, através da Secretaria de Saúde. O prefeito também fez uma cessão de uso de dois traillers pequenos que servirão mais adiante para a castração nos Bairros”.

A instituição à frente da iniciativa é a ONG – Associação Barbacenense de Proteção aos Animais (ABPA).  Os kits para castração serão fornecidos pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária. Além dos protetores Madalena e Carlos Henrique, que investigam denúncias de maus tratos, a iniciativa vai contar com o apoio de dois veterinários cedidos pela Secretária de Saúde, para a castração em massa e diversos veterinários que estão comprometidos com a causa e serão voluntários.

Mesmo com a inauguração no domingo, 22, ainda há muito trabalho pela frente. “Ainda estamos construindo novas baias para os nossos peludos que lá estão. Agora estamos numa campanha para ganhar cimento e dinheiro para saldar algumas dívidas, inevitáveis”, conta.

A cidade hoje tem uma média de 3 mil cães, que poderão ser atendidos pelo Abrigo de Animais. Tânia conta que esta realidade só foi possível com o apoio de todos: “Não posso esquecer do arquiteto Guto Costa que fez a planta das baias e acompanhou a obra sem cobrar nada. Tenho o acompanhamento do Engenheiro Civil, Dr. Fernando, que embora morando fora, vem regularmente para vistoriar a obra. .A planilha foi feita pelo Engenheiro do SAS Dr.Daniel Salgarello. Temos apoio de várias casas de materiais de construção, que fazem descontos e esperam pacientemente quando não temos dinheiro pra pagar. O Lions, Rotary, Lojas Macônicas, lojas da cidade, vereadores, também nos apoiaram. Enfim, a sociedade barbacenense precisava ter uma clínica de castração em massa e nossos bichinhos estavam sofrendo .Vamos minimizar isto e castrar o máximo que pudermos”.

No abrigo os animais jovens serão castrados e colocados para adoção e os idosos e doentes serão cuidados. Tânia faz um alerta que a maioria das pessoas que visita a ABPA levam animais de vários tamanhos com diversas doenças para que sejam cuidados e lembra que o abandono é crime (Lei Federal 9.605 e Lei Estadual 21.970).

Para os que se interessarem ajudar e contribuir com a causa, podem ir na ABPA de 9 às 16h ou depositar sua contribuição na conta da Associação.

Conta para doação:

Caixa Econômica Federal

Conta 0099 - Op 03

conta 3187-3


 

Flávia Pedrosa com informações de Kátia Cilene

Foto: arquivo pessoal / Drª Tânia Falcão e Petrus

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho

 

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.