fbpx

MENINO DE OURO - Barbacena tem um tricampeão de ouro da OBMEP: Pedro Afonso Couto Barra

Aos 14 anos, aluno do 9º da escola Estadual Adelaide Bias Fortes, Pedro acumula uma Menção Honrosa e três das cobiçadas medalhas de ouro das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das escolas Públicas. LEIA MAIS...

MENINO DE OURO

Barbacena tem um tricampeão de ouro da OBMEP: Pedro Afonso Couto Barra

Aos 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, Pedro acumula uma Menção Honrosa e três das cobiçadas medalhas de ouro das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas

 

Pedro é um menino normal, um pouco tímido à primeira vista, com sorrisos espontâneos, e uma carinha de inteligente que não trai a sua condição de adolescente que sabe muito bem o que quer da vida e sabe exatamente o que deve fazer para chegar onde quer. Aos 14 anos, e bem orientado pelos pais, o fisioterapeuta Afonso Celso Navarro Barra e a advogada Márcia Couto Barra, Pedro é um geminiano que curte a vida e sabe conciliar seus estudos com os hobbies como o kung-fu e a natação, a presença constante junto à família, o carinho e a atenção com a avó, e seus momentos de descontração na internet.

E foi por ela que começamos nosso papo, com ele me contando que a sua primeira participação na OBMEP – Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas aconteceu em 2012. “A primeira vez que participei foi surpresa, não sabia do que se tratava. Fui inscrito pela escola, e através dessa prova começei a participar do PIC (Programa de Iniciação Científica) na UFSJ e foi aí que comecei a gostar da Olimpíada! Nesse programa aprendemos matemática de uma maneira mais complexa”, nos conta Pedro animado com o tema. Desde então, e graças ao incentivo da escola, e principalmente dos pais, os esforços de Pedro foram premiados: quatro participações e quatro premiações - Menção Honrosa e três medalhas no grau Ouro.

E aos 14 anos já podemos notar o quanto a participação de Pedro nas olimpíadas, e a educação que vem recebendo de sua família, o deixou seguro quanto ao seu futuro, do qual ele fala com toda propriedade: “Tenho muitos projetos para o futuro, mas o principal é fazer uma boa faculdade, ser um bom profissional e com isso ter um retorno financeiro para levar uma vida confortável. Pretendo fazer o curso de Engenharia, mas ainda não decidi em qual área”, diz Pedro.

Pergunto a ele o que mudou em sua rotina para que pudesse se dedicar aos preparativos para as olimpíadas, e o que ele aconselha aos adolescentes que gostariam de seguir seus passos, e ele explica que não tem mistério, “Alguém que tenha vontade de seguir meus passos, tem que primeiro gostar da matemática, sempre se dedicar e estudar. É mais difícil pra quem não tem facilidade, mas se estudar todos os dias um pouquinho e tirar as dúvidas, facilita. É importante não deixar acumular matéria, e daí dá até para ver um pouco de TV e mexer no computador”, explica ele. “Também existe por trás disso o apoio do PIC, através da UFSJ, e com isso eu costumo fazer as provas anteriores para ir treinando para as próximas”.

E a influência que vem da escola? Dentre os professores a quem ele agradece por todo o apoio e incentivo recebido, Pedro destaca a professoraSuely Carvalho. “Porque eugostava das explicações, da imparcialidade dela com os alunos e da maneira que ela tratava a matemática”, nos conta Pedro, que em sua turma também tem mais alunos premiados na OBMEP, mas nenhum ainda com um tricampeonato como ele.

E agora, o que vai acontecer? “Bem, eu me senti muito feliz com mais essa conquista e mais incentivado a continuar estudando e correndo atrás dos meus objetivos. O meu grande sonho é viajar pelo mundo! E vou lutar para isso”, finaliza Pedro. 

Enquanto isso, vamos aguardar até a entrega da terceira medalha de ouro do Pedro, que deverá acontecer no meio de 2016, como vem sendo nas versões anteriores da OBMEP 2015. Com ele, outros colegas de escola, professores e a própria diretora da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes participarão desta solenidade, todos devidamente reconhecidos por seu trabalho.


Fotos:

1. Pedro Afonso Couto Barra - Crédito: KatiaCilene p/ BarbacenaMais

2. Pedro com os pais Márcia e Afonso Navarro Barra - Álbum de família

3. Pedro com a Presidente Dilma Roussef na entrega da Medalha da OBMEP em 2014


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 







 

entre em contato pelo whatsapp