Critérios técnicos preconizados pelo MEC confirmam Sesi no primeiro lugar entre as escolas privadas de Barbacena

Depois da divulgação dos microdados publicados pelo MEC na última semana, SESI Nacional compila os dados por escola, e mostra o Sesi Barbacena em primeiro lugar entre as escolas particulares de Barbacena. 

 

O BarbacenaMais recebeu nesta sexta-feira, através do diretor do Sesi Barbacena, o professor César Alexandre Nunes Ferreira, a documentação relativa à compilação dos microdados publicados pelo MEC na última semana referentes ao desempenho por escola no ENEM 2019.

O BarbacenaMais publicou na edição de 29 de junho, a compilação de microdados realizada pela startup Evolucional, também enviada ao portal, em matéria na qual apresentava-se por ordem de classificação no Enem por Escolas em primeiro lugar a EPCAR, em segundo lugar geral e primeiro entre as escolas particulares o Angher e em terceiro lugar geral e em segundo lugar dentre as privadas o Sesi Barbacena.

Segundo explica a Evolucional, o seu sistema de contabilização de notas possui atributos próprios conforme listado em nota técnica ao final da matéria de 29 de junho. O critério técnico adotado não contabiliza as notas de aluno que houvesse tido a redação anulada, fato que aconteceu com um dos alunos do Sesi, e com isso, a média geral da escola não foi considerada corretamente, já que nos critérios do MEC, que até 2015 publicava, ele próprio, o ranking das escolas, as médias do aluno era consideradas, fato este que não aconteceu no ranking do Evolucional.

Depois de um trabalho técnico criterioso que compilou os microdados de todas as escolas Sesi do país, chegou-se aos números reais de acordo com o que o MEC preconiza como padrão de média para o ProUni.

Desta forma, houve a mudança abaixo das notas, com a inversão de posição entre a primeira e a segunda colocação das escolas. Ficando desta forma:

ESCOLA LINGUAGEM MATEMÁTICA

CIÊNCIAS 

HUMANAS

CIÊNCIAS DA

NATUREZA

REDAÇÃO

MÉDIA DA

ESCOLA

(PROUNI)

SESI  603,92 715,51 623,59 590,36 830,00 672,68
ESCOLA 2 608,87 712,25 613,97 576,78 827,06 667,78

Presidente da FIEMG cumprimenta equipe do SESI-Barbacena

Em vídeo gravado nesta sexta-feira (3), data em que foi liberada a compilação dos microdados por escola, Flávio Roscoe, presidente da FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, instituição que opera todas as unidades do Sesi e Senai do estado, cumprimenta a diretoria, professores, funcionários, familiares e alunos do Sesi pelo feito de chegarem em primeiro lugar dentre as escolas privadas da cidade.

Desde 2015 esta é a quarta vez que os alunos do Sesi-Barbacena obtém a melhor pontuação por escola nas provas do ENEM.

 


NOTA TÉCNICA DA SELEÇÃO DE DADOS

FONTE DE DADOS:
http://download.inep.gov.br/microdados/microdados_enem_2019.zip 
http://download.inep.gov.br/microdados/microdados_educacao_basica_2019.zip 
OBJETIVO:
O objetivo desta compilação foi o de determinar as médias por escola, do ENEM 2019,
com base nos dados divulgados pelo INEP, utilizando-se da metodologia utilizada pelo
órgão até o ano de 2015.
Trata-se de análise livre, para fins pedagógicos, e não representa posição oficial, final
ou definitiva.
Esses resultados foram compilados para as escolas que cumpriram,
concomitantemente, os dois critérios a seguir:
a) possuir pelo menos 10 (dez) alunos concluintes do ensino médio regular seriado
participantes do Enem 2019; e
b) possuir pelo menos 50% de alunos participantes do Enem 2019, de acordo com os
dados do Censo Escolar 2019.
SELEÇÃO DE ALUNOS:
1 – Foi criado um BD com dados do ENEM 2019, utilizando os seguintes campos da
tabela de microdados :
(NU_INSCRICAO, NU_ANO, CO_MUNICIPIO_RESIDENCIA,
NO_MUNICIPIO_RESIDENCIA, CO_UF_RESIDENCIA, SG_UF_RESIDENCIA, NU_IDADE,
TP_SEXO, TP_ESTADO_CIVIL, TP_COR_RACA, TP_NACIONALIDADE,
CO_MUNICIPIO_NASCIMENTO, NO_MUNICIPIO_NASCIMENTO, CO_UF_NASCIMENTO,
SG_UF_NASCIMENTO, TP_ST_CONCLUSAO, TP_ANO_CONCLUIU, TP_ESCOLA,
TP_ENSINO, IN_TREINEIRO, CO_ESCOLA, CO_MUNICIPIO_ESC, NO_MUNICIPIO_ESC,
CO_UF_ESC, SG_UF_ESC, TP_DEPENDENCIA_ADM_ESC, TP_LOCALIZACAO_ESC,
TP_SIT_FUNC_ESC, TP_PRESENCA_CN, TP_PRESENCA_CH, TP_PRESENCA_LC,
TP_PRESENCA_MT, NU_NOTA_CN, NU_NOTA_CH, NU_NOTA_LC, NU_NOTA_MT,
TP_STATUS_REDACAO, NU_NOTA_COMP1, NU_NOTA_COMP2, NU_NOTA_COMP3,
NU_NOTA_COMP4, NU_NOTA_COMP5, NU_NOTA_REDACAO)

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ENEM POR ESCOLA 2019

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Nota Técnica da Seleção de Dados – ENEM 2019
Julho de 2020
2 – Dos 5.095.270 participantes constantes na base dos microdados, foram
considerados apenas aqueles que atendiam aos seguintes critérios:
a) Alunos Concluintes em 2019 (TP_ST_CONCLUSAO = 2);
b) Alunos que não eram treineiros (IN_TREINEIRO = 0);
c) Alunos que declararam pertencer a uma escola (CO_ESCOLA IS NOT NULL);
d) Participantes que declararam estar cursando o Ensino Regular (TP_ENSINO = 1)
e) Alunos frequentes em todas as avaliações (TP_PRESENCA_CN = 1 AND
TP_PRESENCA_CH = 1 AND TP_PRESENCA_LC = 1 AND TP_PRESENCA_MT = 1);
f) Alunos que não tivessem nenhuma das 5 notas como 0 ou nulas (NU_NOTA_CN
> 0 AND NU_NOTA_CH > 0 AND NU_NOTA_LC > 0 AND NU_NOTA_MT > 0 AND
TP_STATUS_REDACAO = 1 AND NU_NOTA_REDACAO > 0)
Após a filtragem restaram 877.482 participantes que atendiam a estes critérios.
3 – Os participantes foram agrupados por escola, foram contados e tiveram suas notas
somadas aos demais de cada instituição. Após a contagem e o agrupamento, a soma
das notas obtidas foi dividida pelo número de participantes de cada escola a fim de se
obter uma média aritmética simples das 4 Áreas do Conhecimento e da Redação para
cada instituição. Após a filtragem, agrupamento e obtenção das médias, foi apurado
resultados para 28.468 escolas.
4 – Foi realizada a exportação de dados das médias obtidas pelas escolas, que seriam
unificadas aos dados das escolas e seus concluintes em um novo BD, descrito no item
9.
5 – Foi criado um BD com dados do Censo Escolar 2019 (atualização de 19/03/2020),
utilizando exclusivamente a base dos microdados relativas às ESCOLAS e TURMAS;
6 – Para quantificar o número de alunos concluintes do Ensino Médio Regular,
primeiramente foi preciso determinar qual a série deveria ser considerada final para
cada uma das escolas, então, foram filtradas turmas que atendessem aos seguintes
critérios:
a) Possuir ao menos 1 matrícula vinculada no ano de 2019 (QT_MATRICULAS > 0);
b) Ser uma turma da modalidade de Ensino Regular (IN_REGULAR = 1);
c) Ser uma turma concluinte do Ensino Médio Regular Seriado
(TP_ETAPA_ENSINO in ('27', '28', '32', '33', '37', '38'))
As turmas foram agrupadas por escola e tiveram seus números de matrículas somados
em 2 colunas distintas, para 3º ano escolar (TP_ETAPA_ENSINO in ('27', '32', '37',)) e
para o 4º ano escolar (TP_ETAPA_ENSINO in ('28', '33', '38',)). Em seguido foi utilizado
o critério de que escolas que tivessem matrículas no 4º ano escolar maior que zero,

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ENEM POR ESCOLA 2019

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Nota Técnica da Seleção de Dados – ENEM 2019
Julho de 2020
teriam esta soma como o número de concluintes, as demais teriam a soma de alunos
do 3º como o número de concluintes.
7 – O número de alunos das 27.347 escolas que contavam com turmas concluintes do
ensino médio, foram associados à tabela ESCOLAS onde, através do CO_ENTIDADE
foram agregadas as informações dos seguintes campos: (NO_ENTIDADE, CO_UF,
CO_MUNICIPIO, TP_DEPENDENCIA, TP_LOCALIZACAO). Após a associação, foram
filtradas apenas escolas com no mínimo 10 alunos matriculados, restando ao final
25.899 escolas que tinham matrículas suficientes para integrar a base de dados do
Enem por escola.
8 – Foi realizada a exportação de dados das escolas e seus concluintes, que seriam
unificados às médias das escolas e número de participantes, para determinar se o
mínimo de 50% dos concluintes seria atingido pelos participantes. A exportação de
dados continha além das informações da escola, o total de matriculados nas séries
finais do Ensino Médio e o mínimo de alunos necessários, obtidos através de divisão
simples do total de matriculados por dois, truncando o resultado
(TRUNC(SUM(QT_MATRICULAS/2),0)).
9 – Foi Criado um novo BD com os dados importados das médias por escolas extraídos
dos microdados do enem e com as escolas e concluintes extraídos dos microdados do
censo. As tabelas importadas foram unificadas utilizando o COD_INEP (alias do
CO_ENTIDADE).
10 - Na junção de dados, das 28.468 escolas que tinham médias válidas, 10.003 foram
excluídas por não terem contrapartida na tabela de escolas que tinham matrículas
suficientes para integrar a base de dados do Enem por escola, restando 18.465 escolas.
11 – Das 18.465 escolas, 10.221 não apresentaram participantes suficientes para suprir
o mínimo de 10 alunos ou de 50% de concluintes da escola, restando desta forma
8.244 escolas constantes no ENEM POR ESCOLA 2019.
Nota Importante: Exclusivamente para cálculos de média da Rede SESI, foi inserido
manualmente na compilação os resultados de 11 unidades de SC, cujos alunos
registraram suas inscrições no ENEM no SENAI, mas suas matrículas foram registradas
no CENSO no SESI, devido a alterações do Regional. Assim essas 11 escolas, não fazem
parte do Ranking Nacional, mas contam nas relações das Escolas SESI Brasil.
Belo Horizonte, 02 de Julho de 2020
Márcio Antônio da Silva
Coordenador – Núcleo SGE
Gerência de Educação Básica
SESI – Departamento Regional de Minas Gerais


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