fbpx

Personagens de Barbacena: Você já viu o Zito da Motinha por ai?

Zito da Motinha é um personagem contemporâneo de Barbacena. Inventor e consertador de relógios, é assim que Zito com seu jeito alegre e matreiro se apresenta para nós. CONHEÇA MAIS O ZITO DA MOTINHA....

PERSONAGENS DE BARBACENA

Você já viu o Zito da Motinha por ai?

Descontraído, debochado, criativo e cheio de vida: esse é o nosso personagem de hoje, o ‘Zito da Motinha’, o ‘Zito do Monte Mário’, o ‘Zito que Conserta Relógios’. A bordo de sua  colorida motinha, cheia de badulaques, cores e brinquedos lá está ele a caminho de mais uma remessa de relógios que consertou em sua residência a pedido de uma relojoaria.

Seu Zito conta com mais de 70 anos, e passou a vida entre engrenagens de relógios, peças, artefatos, ferramentas e bugigangas, e sempre consertando algo, ou criando algo. Sua motinha, que chama atenção de todos por onde passa, foi criada a partir de peças de ferro-velho, não possui sequer uma peça ou a armação original de uma moto ou bicicleta: é tudo na mais certeira ordem criativa de Zito, que achou um motor aqui, pegou um lanterna dali, e foi aos poucos montando seu meio de transporte.

E engana-se quem pensa que sua motinha, desse jeitinho que está ai, só conhece os caminhos de terras entre fronteiras de Barbacena. Zito já viajou para Juiz de Fora e Belo Horizonte, e a gente pergunta: “Mas e aí, a polícia deixou?” E ele nos conta com seu jeito alegre e matreiro de ser, que com jeitinho conquistou a simpatia, e foi devargazinho pelo acostamento, levando algumas horas a mais no percurso, mas foi e voltou a bordo de sua possante.

E o invento do Zito é o que podemos chamar de ‘moderno’ e cheio de tecnologia: Tem DVD, GPS, lanterma, buzina com trilha de MP3, rádio-relógio e outros luxos que foram agregando ao tempo. E detalhe: todos funcionando, e bem. 

Pergunto pra ele qual o próximo destino, e ele – todo orgulhoso, nos exibe no GPS o endereço e o mapa para retornar para sua casa depois da entrega de seu serviço.  A gente fica observando, e lá vai o Zito da Motinha, sorridente e carismático em direção ao seu bairro, o Monte Mário.


 

Fotos: KátiaCilene para BarbacenaMais


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 







 

entre em contato pelo whatsapp