18
18/11/2018

Presidente do Rotary Barbacena participa de missão humanitária no Malawi


Equipe de médicos vinculados ao Rotary ministraram treinamentos, fizeram doações e realizaram atendimentos em hospital do Malawi. Leia Mais...

WhatsApp Image 2018 10 28 At 12.49.20
André Villalba e Isaura Vargas em missão humanitária no Malawi/ Foto: Divulgação

O Presidente do Rotary Barbacena Monte Mário, André Villalba, e sua esposa Isaura Vargas, ambos médicos, estiveram entre os dias 23 de setembro e 03 de outubro em uma missão humanitária no Malawi, país localizado no Sudeste da África que está entre os 10 mais pobres do mundo.

A missão “Vocational Training Team” (Time de Treinamento Profissional), que foi um projeto realizado pelo Rotary Internacional, teve a equipe composta por profissionais de saúde vinculados ao próprio Rotary e vindos, além do Brasil, dos Estados Unidos e da Uganda. O objetivo principal da missão era o atendimento de centenas de pacientes do hospital da cidade de Lilongwe, capital do Malawi, e o treinamento dos profissionais de saúde que trabalham lá, dentre médicos, enfermeiros, residentes e estudantes. Segundo o Presidente, os treinamentos foram realizados em diversas áreas. “Foram diversos temas inerentes à assistência em saúde, mostrando o que é atualmente realizado no Brasil, Estados Unidos e Uganda, a fim de que eles possam utilizar os conhecimentos transmitidos em prol dos pacientes daquele país”, disse.

Ainda em relato, André Villalba contou que a situação vista no Malawi é de causar choque e incredulidade. “Pobreza extrema, muitas crianças gravemente enfermas, superlotação aterrorizante no hospital, muitos pacientes deitados pelo chão e pelos corredores, três crianças deitadas num mesmo leito (rotina normal por lá), muitas mortes de crianças todos os dias, falta de condições adequadas para o atendimento e acolhimento digno dos pacientes e seus acompanhantes”. Mas, para o Presidente, o objetivo da missão foi cumprido com as realizações de tantos atendimentos e treinamentos, graças à disposição e gana da equipe do Rotary. “Plantamos a semente! Esperamos que ela germine e possa dar bons frutos para os profissionais e, especialmente, para os pacientes daquele país tão sofrido!”.

Como mensagem, André lembra que não devemos reclamar por motivos banais, pois existem, ao redor do mundo, realidades muito diferentes da que vivemos. “Por ter conhecido e convivido com um povo tão sofrido, tão negligenciado e tão esquecido, mas que ainda guarda consigo alegria no viver, fé em Deus e sorriso nos lábios, aprendi que nunca devemos perder a esperança em um mundo melhor. Que nunca nos queixemos da nossa própria sorte. Aprendi que a minha boca não deve pronunciar palavras ou expressões relacionadas à reclamação sem fundamentos ou banais”.

É sempre bom lembrar que, para um mundo melhor, é preciso que cada um dê a sua contribuição e faça a sua parte. “No final saí com a sensação de ter ajudado pouco, que talvez pudesse ter feito mais. Muitas vezes me senti impotente. Mas aprendi muito com a resiliência e sabedoria daquela gente, e para sempre levarei isto comigo, bem guardado no meu peito! E por isso, sou grato a Deus!”, conclui André Villalba.

Os Rotarianos ainda fizeram doações de duas incubadoras, três bombas de infusão, dois monitores de sinais vitais e dois concentradores de oxigênio. Uma grande quantidade de suprimentos essenciais, como suturas, sondas, luvas e remédios também foi doada para garantir a execução de cirurgias e atendimentos clínicos. Além disso, eles contribuíram também com material escolar para alunos de Moçambique, país africano que fala português e que faz divisa com o Malawi.

WhatsApp Image 2018 10 28 At 12.49.21


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.