A trama é uma colagem de experiências sobre moradores em situação de rua com a trajetória artística e de vida de Arthur Bispo do Rosário, artista plástico notório no cenário brasileiro
TEATRO
‘Projeto Bispo’ é premiado no 1º Festival Nacional de Teatro de Barbacena
Por Lincoln Spada
O espetáculo santista ‘Projeto Bispo – Tratados como bicho, comportam-se como um’ foi a principal montagem do 1º Festival Nacional de Teatro de Barbacena, em Minas Gerais. O grupo O Coletivo foi contemplado com os prêmios de melhor espetáculo, melhor cenografia, melhor maquiagem, melhor ator com Wendell Medeiros, melhor atriz com Renata Carvalho e melhor direção com Kadu Veríssimo.
A trama é uma colagem de experiências sobre moradores em situação de rua com a trajetória artística e de vida de Arthur Bispo do Rosário, artista plástico notório no cenário brasileiro com centenas de obras criadas em sucata: de estandartes até objetos domésticos. No entanto, em vida, foi duramente marginalizado a ponto de passar décadas internado no Hospício Pedro 2º ou Hospício da Praia Vermelha.
O drama das casas de internação e a luta antimanicomial é também aliado a um dos fatos mais tristes do próprio município mineiro. É que lá ocorreu a permanência do Hospital Colônia, instituição semelhante onde mais de 60 mil pessoas perderam a vida pelas condições insalubres e tratamentos de lobotomia e psiquiátricos condenáveis. Tais dramas foram retratados no livro-reportagem ‘Holocausto Brasileiro’, que ajudou na composição do teatro de rua premiado.
Temporada em Santos
A temporada do ‘Projeto Bispo – Tratados como bicho, comportam-se como um’ prossegue em julho a partir do dia 13. A peça percorre as ruas do centro com seus personagens cheios de paixões, loucura e incompreensão. A direção é de Kadu Veríssimo. Saída da Praça Mauá e término na Casa da Frontaria Azulejada. Rua do Comércio, 96, Centro. Classificação: 18 anos. 20h. Ingressos: Uma lata de leite em pó ou um quilo de alimento não perecível. Todas as segundas-feiras de julho.
Matéria e imagem disponível em https://revistarelevo.wordpress.com/2015/07/06/projeto-bispo-e-premiado-no-1o-festival-de-teatro-de-barbacena/