fbpx

Startup de educação dá dicas sobre o Enem 2016

Com a proximidade do Enem 2016, veja dicas das matérias e assuntos que mais caem na prova. Leia mais...

EM DESTAQUE

Startup de educação dá dicas sobre o Enem 2016

Este ano as provas do Enem serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro, e os estudantes começam a correr para fazer as últimas revisões. Mas, com tanto conteúdo visto durante o ano, como selecionar os materiais que ainda precisam de atenção? Além de rever algumas possíveis lacunas que possam existir, é importante separar um tempinho para a resolução de algumas edições anteriores para se familiarizar com a linguagem dos testes. 

Para ajudar os estudantes a se organizarem melhor nesses últimos momentos pré-provas, o Stoodi, startup de educação a distância que oferece vídeo aulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo, separou algumas matérias que costumam cair com mais frequência e que merecem uma atenção especial:

 

História
Analisando o histórico do Enem, percebe-se que o foco maior é a História do Brasil. Sinais de alerta para os assuntos: Era Vargas, a ditadura militar e o golpe de 64; e a Escravidão, que costuma aparecer em pelo menos uma questão por edição.

Uma característica muito forte do Enem é abordar passagens de período, como a chegada da família real portuguesa e a abertura dos portos – que acontece na passagem do Brasil Colonial para o Brasil Independente, por exemplo. Também há recorrência de pelo menos uma questão sobre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.

Importante também sempre procurar relação com as ciências sociais, pois a prova pede isso com frequência, em suas “questões interdisciplinares”.

 

Geografia
Com bastante espaço para os temas nacionais, é uma prova com muita análise crítica e, provavelmente, será pedido a interpretação de algum recurso cartográfico, por exemplo. Temas como urbanização, comércio, população, indústria e agricultura também costumam ser cobrados.

Em Geologia, os alertas ficam com questões sobre clima e relevo. Conhecer as particularidades de cada região do Brasil pode somar alguns pontos. Não se esqueça de revisar as partes principais da Geopolítica, que deve estar alinhada com as atualidades.

 

Filosofia
A Filosofia Clássica costuma ser o assunto mais abordado nesta matéria. Pontos de alerta: tudo sobre Platão e Aristóteles, com um olhar mais atencioso na questão da alegoria da caverna.

Na Filosofia Moderna, Rene Descartes e Isaac Newton merecem uma atenção especial também. Já na Filosofia Contemporânea, destaque para John Locke, Jean-Jacques Rosseau e os pensadores da escola de Frankfurt.

 

Sociologia
Como a Sociologia Brasileira costuma ser mais abordada, é bom estar atento aos sociólogos Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre. Mas não se esqueça da Sociologia Clássica: Marx, Weber e Durkheim.

 

Biologia
Pontos de alerta: ecologia e temas relacionados à saúde. A ecologia costuma aparecer contextualizada por qualquer assunto que apresente impacto ambiental. Se ele for citado na mídia, então, as chances aumentam. A dica é revisar os principais temas que incluem sustentabilidade, a sucessão ecológica, os distúrbios ambientais e evolução.

Já em relação às questões de saúde, vale uma atenção às doenças, como dengue, zika e chikungunya, além do tema “drogas”.  Vale a pena revisar também genética, tanto os aspectos gerais, como as mutações, por exemplo. 

 

Química
Pontos de alerta: Química Orgânica, Química Inorgânica, Eletroquímica, Química Ambiental, Cálculo Estequiométrico, Equilíbrio Químico, Soluções, Radioatividade. As questões costumam ser bastante teóricas e abrangentes, por isso é importante manter o foco e seguir exatamente o que diz o enunciado.

 

Física
Pontos de alerta: ondas, mecânica, elétrica e ótica. A dica é relembrar o básico de reflexão e refração de luz. Em relação à mecânica, é legal dar uma atenção à conservação de energia e quantidade de movimento. Outro ponto importante é dominar os circuitos elétricos, além de saber o básico de eletrostática e eletromagnetismo.

 

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Praticar a interpretação de texto é essencial, sem deixar de lado as principais escolas literárias e observar bem o formato dos textos. Perguntas ligadas às línguas, linguagem e tecnologia da informação também são usualmente abordadas. Atenção aos assuntos que fazem parte das artes, da nossa cultura e identidade.

Alguma pergunta sobre variantes linguísticas (nosso modo de falar, gírias e linguagem destinada a públicos diferentes, por exemplo) também costuma fazer parte do exame. 

 

Matemática e suas tecnologias
Razões, proporções e juros são pontos que merecem bastante atenção. Geometria é outro ponto que costuma tomar uma grande parcela da prova. Olho nas características das principais figuras, tanto plana quanto espacial, passando também por Pitágoras, as relações trigonométricas e geometria analítica. Em probabilidade e estatística, destaque para questões de aritmética básica. A dica é rever frações e operações, sem esquecer das equações e funções.


 Seven Public / Stoodi 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 







 

entre em contato pelo whatsapp