Recuperados da APAC lançam revista fotográfica em São João del-Rei

O projeto tem como diretriz dar voz aos detentos e seus familiares. Leia mais...

EM DESTAQUE

 

Recuperados da APAC lançam revista fotográfica em São João del-Rei

Na última sexta-feira, 23, aconteceu o lançamento da segunda edição da revista A Estrela, na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) masculina de São João del-Rei.

O lançamento foi destinado a um público limitado: apenas os parentes dos formandos que participaram da revista e que possuem cadastro de visita puderam prestigiar o momento. O evento também contou com a exibição de um curta-metragem produzido pelos recuperandos, exposição fotográfica e apresentação do grupo de break Lord Breakers e a rapper Mari P.

A publicação é uma parceria entre a entidade com o Projeto Voz, tendo todo o seu conteúdo produzido por 25 internos da Associação. Para que isto ocorresse, foram oferecidas, entre os dias 22 e 27 de agosto, oficinas de Fotografia, Filmagem e Edição de Vídeo e Produção Textual aos recuperandos. Os workshops foram concedidos pelo Projeto Voz.

Para a jornalista e idealizadora do projeto Natália Martino, a publicação já é um sucesso e contou com o empenho total dos internos. “Eles estavam muito interessados e se empenharam demais. Deram excelentes sugestões de pautas e as cumpriram com louvor. Ficaram muito próximos de nós e nós desenvolvemos uma relação de muito carinho! ” relata.

Cada edição é produzida por uma APAC diferente, por indicação da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac). A sede de São João del-Rei foi escolhida para a criação desta edição. Segundo Natália, este é o primeiro ano que o projeto recebeu o financiamento via Edital Rumos Itau Cultural. “Além desta edição, mais 3 unidades serão contempladas pelo edital e, ao fim, teremos uma exposição fotográfica”, conta.

Segundo site oficial da APAC São João del-Rei, a instituição tem como objetivo a criação de um ambiente mais humano dentro das prisões, sem perder a finalidade punitiva da pena. Este ideal dialoga com a proposta do Projeto VOZ que em sua página oficial afirma que “a revista tem o intuito de oferecer ferramentas para que as pessoas privadas de liberdade participem do debate sobre o sistema carcerário”.

 

APAC

A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) é uma instituição sem fins lucrativos que atua em âmbito nacional e que visa reinserir sentenciados à sociedade. A entidade faz parte da Fabc, que gerencia todas as unidades do Brasil. Segundo a qual, a unidade pertencente à São João del-Rei foi criada em julho de 2008 através da iniciativa de Antônio Carlos de Jesus Fuzatto. Entre as atividades desenvolvidas pela APAC está a capacitação profissionalizante, através de oficinas e cursos diversos.

 

Projeto VOZ

Idealizado pela jornalista Natália Martino e o fotógrafo Leo Drumond, o projeto nasceu como um meio de debates sobre o universo carcerário, trazendo as principais vozes, que muitas vezes são deixadas de lado, dos presidiários e seus familiares. E desde de sua criação tem o apoio da Fbac, que atua indicando APACs para receber o trabalho.


Lucas Comine / VAN 

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: