fbpx

Estudantes da Rede Municipal participam de Olimpíada de Robótica

A presença dos estudantes de Barbacena é fruto do desenvolvimento de projetos diferenciados, permitindo aos alunos vivenciarem e experimentarem novas práticas educacionais. Leia mais...

EM DESTAQUE

 

Estudantes da Rede Municipal participam de Olimpíada de Robótica

No final do mês de agosto, a cidade vizinha de São João del-Rei recebeu cerca de 31 equipes vindas de diversas cidades do estado, para a fase estadual das Olimpíadas Brasileiras de Robótica. Pela segunda vez, a Escola Municipal Monsenhor Lopes, participou do evento, representada pelos alunos Weverton Barbosa Adão; Gabriela de Almeida Medeiros; Diogo Rodrigo dos Santos; Yasmin Maria Batista Costa (equipe Fênix Robots)

A presença dos estudantes de Barbacena é fruto do desenvolvimento de projetos diferenciados, permitindo aos alunos vivenciarem e experimentarem novas práticas educacionais, promovendo um aprendizado participativo, interativo/dinâmico, inclusive de cunho cultural.

Os alunos tiveram que simular um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por meio de robôs. Nesse ambiente, o robô precisa ser completamente autônomo para cumprir sua missão, que é a de resgatar as vítimas. Só que para efetuar o resgate, o robô teria de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios, sendo ágil para superar um terreno hostil, com redutores de velocidade, sem ficar preso neles; além de terem de atravessar terrenos desconhecidos onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas, transportando-as para uma área segura onde os humanos podem assumir os cuidados da vítima.

O trabalho coordenado por Diego estimula e incentiva os alunos, o que tem identificado talentos, levando a escola à posição de 1º Lugar entre as escolas municipais de Educação Básica e/ou Ensino Fundamental I e II participantes; e ao 7º lugar na classificação geral da Etapa Regional de Minas Gerais, onde participaram 31 equipes.

 

O foco principal da robótica educacional é fugir dos velhos paradigmas, com enfoques estritamente tradicionais, apresentados nas antigas “Feiras de Ciências”; pois, demanda a participação do grupo de alunos na concepção e modelagem da situação problema e consequente resolução. Uma forma prática, moderna e eficiente de aplicar a teoria Piagetiana em sala de aula, onde o aluno é levado a pensar na essência do problema, assimilando-o para, posteriormente, acomodá-lo em sua perspectiva de conhecimento.


 

Redação BarbacenaMais com informações da Prefeitura de Barbacena

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 







 

entre em contato pelo whatsapp