Barbacenenses apostam na caprinocultura e conquistam sucesso com inovações

Acompanhando a tendência do setor, empresários locais decidiram apostar na caprinocultura. Leia mais...

A VOZ DO CAMPO

 

Barbacenenses apostam na caprinocultura e conquistam sucesso com inovações

O agronegócio que se destaca no Brasil, garantindo saldo positivo para a balança comercial brasileira, também ganha destaque na economia de Barbacena, contribuindo diretamente para a geração de empregos e renda para grande parcela da população local. Segundo informações do Sindicato Rural de Barbacena o setor que atualmente responde por cerca de 30% do PIB local, conta com grande participação de pequenos produtores rurais que oferecem produção diversificada e apostam na tecnologia para agregar valor aos produtos que abastecem alguns dos principais centros consumidores do país.

Acompanhando a tendência do setor, empresários locais decidiram apostar na caprinocultura. O Engenheiro de Computação Edson da Costa Cardoso e sua cunhada e sócia Rosangela Canton Francisco, se uniram e montaram o Capril Rancho das Vertentes com o objetivo inicial de produção de leite como matéria prima para empresas de beneficiamento.

Tudo começou em 2014, quando compraram suas primeiras matrizes e iniciaram a construção do Capril se baseando em uma arquitetura rústica utilizando sempre que possível, materiais ecologicamente corretos. Em paralelo buscaram a capacitação, assistência técnica e filiação a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (ACCOMIG) quando começaram o processo de registro dos animais.

Segundo Edson Cardoso, “2014 foi um ano de aprendizado diário, para sentirmos o mercado e se estávamos aptos para novas etapas”. Ele também revela que teve a sorte de contar com a orientação do veterinário Geraldo Jonas que é uma referência no mercado e que auxiliou e ainda auxilia muito na operação do Capril, nos registros e na indicação de bons criadores para compra de matrizes. Contando com o apoio dos seus cônjuges, Sandra Canton Cardoso e Eloisio Francisco, os empresários prosperaram.

O negócio mostrou potencial apesar das dificuldades apresentadas pelo mercado e então buscaram a profissionalização, investindo em gestão e estabelecendo metas a cada ano com o objetivo de se tornarem uma referência na atividade. Em apenas dois anos eles tiveram que se “reinventar” para superar a crise econômica que assola o país e que dificultou o acesso a financiamentos e provocou a alta do preço de insumos básicos da produção para cumprir as metas estabelecidas.

As dificuldades encontradas no mercado, que se mostrava muito restrito, não desanimaram os empreendedores que apostaram na inovação para superar o conturbado momento econômico verificado no país.

Em 2015 as coisas começaram a mudar. Buscando agregar valor à produção, investiram na fabricação de queijos de cabra focados na produção artesanal e linha gourmet utilizando somente o leite produzido na propriedade, com produtos sem a adição de conservantes ou produtos químicos, com um rigoroso controle de qualidade desde a criação passando pela produção até a entrega do produto final conquistando desta forma espaço no mercado. De uma criação inicial de 8 animais e produção diária de 8 litros de leite em 2014, o plantel passou a contar com cerca de 100 animais e com uma produção de mais de 100 litros por dia em 2016.

Em função da participação ativa na ACCOMIG Edson Cardoso conseguiu fundar o Núcleo Regional ACCOMIG Vertentes (NRAV) que suporta os criadores de ovinos e caprinos leiteiros da região das Vertentes, sendo o primeiro nesta linha em parceria com a ACCOMIG dentro do Estado de Minas Gerais, participando também da diretoria da ACCOMIG.

Edson Cardoso destacou que, com a crise do mercado de compra do leite in natura, tiveram que mudar a estratégia inicial do Capril Rancho das Vertentes e iniciaram um processo de capacitação e montagem do laticínio com o apoio da Secretaria de Agricultura de Barbacena, através do coordenador do Selo de Inspeção Municipal de Barbacena (SIM), Sergio Pierre.

Com o suporte técnico, os empresários iniciaram a montagem do portfólio de produtos artesanais e gourmet que conquista clientes de todo país, especialmente do Rio de Janeiro onde atuam fortemente. Agora no ano de 2016 os empreendedores estão colhendo os bons frutos que foram plantados há dois anos. Na última edição da Expolac promovido pelo Instituto Cândido Tostes o Capril Rancho das Vertentes conquistou o prêmio de Destaque Especial com o doce produzido com queijo boursin de cabra com cobertura de geleia de morango artesanal, produto que também é oferecido na versão com doce de leite e goiabada.

Vale ressaltar que o prêmio é de abrangência nacional e um dos mais importantes do Brasil. Foi a primeira vez que uma empresa de Barbacena supera tradicionais Laticínios do Brasil e com um derivado de leite de cabra. Os interessados em conhecer essas deliciosas iguarias podem procurar no Supermercado Super Mais do bairro Boa Morte, ou entrar em contato com os representantes da empresa através da página da empresa no Facebook do Capril Rancho das Vertentes, pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), ou pelo telefone (32) 99151 – 8489.

 

CAPRIL APRESENTA INOVADORA LINHA DE COSMÉTICOS

Buscando diversificar a produção de derivados de leite de cabra e agregar valor ao produto, o Capril Rancho das Vertentes lançou a linha de cosméticos. Produzidos artesanalmente os cosméticos apresentam fórmula inovadora, cuidadosamente preparada pela farmacêutica Juliana Canton de Lima, que explica que os produtos são extremamente suaves e indicados para manter o equilíbrio natural da pele.

Rico em vitaminas A, B1, B12 e C, que ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele, o leite de cabra é utilizado para a fabricação de sabonete e hidratante corporal. A grande concentração de ácido lático encontrada no produto ainda ajuda na renovação das células e torna a pele mais sedosa.

Os diretores do Capril Rancho das Vertentes informam que os interessados em conhecer e experimentar os cosméticos podem entrar em contato através da página da empresa no Facebook do Capril Rancho das Vertentes, pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), ou pelo telefone (32) 99151 – 8489.


 

Gabriel Assumpção

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: