Barbacena terá festival de Blues & Jazz em julho

Nesta primeira edição, o Loucomotiva vai apoiar a APAE de Barbacena; Os ingressos serão vendidos a preços acessíveis com a doação de alimentos ou leite. Leia mais...

EM DESTAQUE

 

Barbacena terá festival de Blues & Jazz em julho

 

Está chegando a hora de viver uma experiência musical ímpar. Conviver com criações de diversos lugares, com sua cultura e seu modo singular de criar arte. O Jazz & Blues traduz em música e sentimento, pulso da alma, um extenso e complexo diálogo entre culturas, por suas criações e informações musicais virem dos países e continentes os mais diversos, em rica e permanente troca de influências. O jazz, com sua expressividade musical aberta, complexa, múltipla, abrem-se ao blues, à reinvenção da bossa-nova, da tropicália e dos novos campos expressivos musicais afro-americanos, europeus, brasileiros, entre outros.

Nos últimos anos, os festivais de blues e jazz tomaram um formato diferente. O jazz tornou-se uma linguagem e não somente um estilo, linguagem essa que tem a capacidade de unir nacionalidades e culturas. Segundo alguns músicos, a música brasileira tem esse poder de ter uma linguagem jazzística combinada, onde a versatilidade do brasileiro de improvisar impressiona em todos os cantos do mundo.

O Jazz & Blues vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, com importantes festivais anuais como o Mississipi Delta Blues Festival em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga no Ceará, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival no balneário Rio das Ostras no Rio de Janeiro, o Ibitipoca Blues Festival na cidade de Lima Duarte em Minas Gerais, MS Blues Festival em Campo Grande no Mato Grosso do Sul e o Festival de Blues Internacional de Ribeirão Preto em São Paulo.

O “Loucomotiva”, nome que deu origem ao projeto, vem da junção da conhecida expressão “Barbacena cidade dos loucos” com locomotiva (nome de veículo ferroviário), fazendo referencia a nossa antiga estação ferroviária da cidade.

Neste cenário favorável e promissor do Jazz e Blues, Barbacena tem papel de grande destaque na execução de um Festival desse gênero, despontando como referencia musical devido a existente de grupos musicais como Ponto de Partida, Bituca, Cia Elas por Elas, Rotunda, Coletivo 77 e Instituto Curupira, entre outros, que valorizam a música em sua essência.

Cleb Braz de Andrade, produtor cultural e idealizador do projeto acrescentam que: “O “Loucomotiva Jazz & Blues Festival” traz a proposta de estimular e valorizar a música e principalmente os gêneros ‘Jazz e blues’ na cidade de Barbacena e região.  Desse modo buscamos trazer nomes conhecidos nacionalmente do gênero, para enriquecer e ganhar credibilidade em sua primeira edição e não podemos esquecer os talentosos músicos de Barbacena que terão espaço no festival para mostrarem seus trabalhos. Assim é que chega o 1° Loucomotiva Blues & Jazz festival – como uma experiência musical, que embala o meio do ano com  o encontro de grandes músicos que vão animar a cidade.”

O festival acontecerá nos dia 15,16 e 17 de julho na cidade de Barbacena. A 1° edição do Loucomotiva se apresenta com o intuito de entrar no calendário festivo da cidade e no circuito musical de Blues & Jazz nacional. Haverá realização de um circuito de Blues & Jazz que prestigie as casas noturnas, bares e restaurantes da cidade, que valorizam a música como um dos seus principais focos, criando assim, um fomento para o momento do grande encontro: Loucomotiva Blues & Jazz Festival.

 

Solidariedade

Nesta primeira edição, o Loucomotiva vai apoiar a Instituição APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. Na compra de ingressos para o festival os interessados vão poder comprar ingressos com preços mais acessíveis, contribuindo, desde um kilo de alimento não perecível ou em especial 1 litro de leite, (hoje, eles gastam cerca de 60 litros por dia de leite).

Atualmente a APAE atende 683 alunos com deficiência intelectual, múltipla ou síndromes associadas, constituindo-se no maior movimento social de caráter filantrópico do país, na defesa de direitos e prestação de serviços visando proporcionar qualidade de vida, promoção e inclusão social das pessoas com deficiência.

 

Página do festival:

www.facebook.com/loucomotivabluesejazzfestivalbarbacena

Curta a página e descubra as atrações do festival!


 

Juliana Loschi 

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho

 

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: