A Barbacena portuguesa

O exímio escritor, historiador, pesquisador e médico Dr. Paulo Roberto Maia Lopes, nos conta em detalhes, parte da nossa história, remontando as origens de Barbacena e da Inconfidência Mineira. Com o título de “Barbacena Portuguesa”, o texto, de sua autoria, nos conta as origens da nossa cidade e dos Condes de Barbacena. Leia mais...

EM DESTAQUE

 

A Barbacena portuguesa

No Concelho de Elvas fica localizada a pequena cidade (“Freguesia”) de Barbacena, que ainda mantém edificações da era medieval. (Com a grafia “Varvacena”), é a sede ancestral dos Senhores de Barbacena, família Furtado de Mendonça, titulados viscondes no século XVII e condes no século XVIII.

O sétimo visconde e 1º Conde de Barbacena, Dom Luís Antônio Furtado do Rio de Mendonça e Faro, era o governador e capitão-general da Capitania das Minas Gerais na época da Inconfidência Mineira, tendo ordenado e depois suspendido a “Derrama” (cobrança forçada de impostos) para fazer fracassar a Conjuração.

Suspeita-se, embora sem provas, que estivesse envolvido secretamente na trama, pois só ele, destinatário da carta delatora de Silvério dos Reis, poderia ter sido o misterioso personagem “Embuçado”, que percorreu, incógnito, na noite que precedeu à prisão dos inconfidentes, as casas deles, alertando para que destruíssem provas.

Em 1791, O Visconde elevou a Vila o Arraial da Borda do Campo, na região das Vertentes, que recebeu o nome de Barbacena.

Seu filho, o segundo Conde de Barbacena, do qual existe uma estátua na praça principal da Barbacena portuguesa, lutou ao lado de Dom Miguel de Bragança e os absolutistas na guerra civil contra o irmão, Dom Pedro IV de Portugal e I do Brasil, que defendia a legitimidade da filha, a rainha D. Maria II, e a Carta Constitucional. Como o conde miguelista morreu sem descendência, extinguiu-se com ele a linhagem dos Condes de Barbacena.

O exímio escritor, historiador, pesquisador e médico Dr. Paulo Roberto Maia Lopes, nos conta em detalhes, parte da nossa história, remontando as origens de Barbacena e da Inconfidência Mineira. Com o título de “Barbacena Portuguesa”, o texto, de sua autoria, nos conta as origens da nossa cidade e dos Condes de Barbacena. 


 

Agência Expresso

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: