Barbacenense lança livro de poemas nesta quarta, 17

O lançamento do livro de Nathan Itaboray, Devaneios Necessários, acontece nesta quarta-feira, 17, no Iluminati, a parti das 20h; o evento terá palco aberto. LEIA MAIS...

EM DESTAQUE

 

Barbacenense lança livro de poemas nesta quarta, 17

Devaneios Necessários é o primeiro livro de Nathan Itaborahy, projeto contemplado pela Lei Murilo Mendes, Lei de Incentivo à Cultura de Juiz de Fora. O livro é um registro do processo de descoberta da poesia na vida do escritor, que nele parece tatear as possibilidades da palavra. "Isso aqui é obra do descompromisso" diz Nathan. É, portanto, um rito de iniciação, tentativa, disposição; liminaridade. É a arte como possibilidade de reinvenção do artista; como (auto) intervenção. 

O texto é marcado pela sonoridade/musicalidade da palavra, evidentes no capítulo Percussiva-Palavra, e pela presença dos lampejos, poemas curtos e espontâneos sugeridos na correria dos dias. Os lampejos são como pausas no furacão; fotografias da ideia que o momento fornece; sopros. 

A proposta do autor é evidenciar a poesia como uma disposição do olhar, como possibilidade concreta e democrática de registro das utopias, revoltas e belezas que assaltam as ideias rotineiramente. É com essa intenção que o livro traz, logo em seu início, o bloco Devaneio seu, espaço-convite para que o leitor também faça seus lampejos. 

 

O autor

De família de músicos por parte de pai e mãe, Nathan Itaborahy, este jovem de 27 anos tem se envolvido com a arte desde menino, quando aos nove ganhou sua primeira bateria. Antes já batucava no que dava. Estudou um pouco de bateria, violão e flauta, mas sempre acreditou na música como intuição. Desde os quinze anos trabalha como músico na noite de Minas Gerais, como baterista e percurssionista. Formado em Geografia pela UFJF e mestre na mesma área pela UFMG. Trabalha com pesquisa e extensão em Agroecologia.

Nos últimos tempos tem dado mais ouvido às vozes internas, que cismam de vir ao mundo em forma canção, poema ou prosa. Lançou em 2015 seu primeiro livro de poesia, “Devaneios Necessários, que agora apresenta aos barbacenenses. 

Lançamento

 

O lançamento do livro em Barbacena acontece nesta quarta-feira, 17, às 20h no Iluminati, que fica na rua Martinho Campos, 117, no bairro São José. O evento terá palco aberto e Nathan convida para que os presentes levem seus poemas e devaneios.


 

Flávia Siqueira

Fotos: Arquivo Pessoal / Divulgação

 

                                                                                             
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. 
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.
 Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: