fbpx

Interact Barbacena realiza evento para divulgação da Fibrose Cística e Doação de Órgãos

No mês do Setembro Roxo, jovens do Interact promovem campanha de conscientização da Fibrose Cística e Doação de Órgãos 

 

Na manhã do último sábado (11), aconteceu na Praça do Rosário uma série de atividades promovidas pelos jovens integrantes do Interact, clube de jovens do Rotary Club Barbacena Monte Mário, alertando sobre a Fibrose Cística e a necessidade da doação de órgãos.

O evento teve apoio da Prefeitura de Barbacena através da Sub-secretaria de Cultura, com a participação do sub-secretário Alexandre Braga, e de Renata Assis Bráz, mãe de Danielle Mello, a Mina de Fibra, que tanto lutou pela vida e que durante sua trajetória muito ajudou na divulgação de campanhas de Doação de Órgãos e da Fibrose Cística. Também os integrantes do Rotary Club Barbacena.

As atividades, realizadas durante este mês fazem parte do calendário mundial do Setembro Roxo - o mês de conscientização sobre a fibrose cística, uma doença hereditária com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo. Considerada uma doença rara, seus tratamentos podem aliviar os sintomas e reduzir as complicações, mas não há cura e o quadro crônico pode durar a vida inteira.

A iniciativa de comemorar o Setembro Roxo partiu dos integrantes do Interact, numa demonstração de carinho à memória de Danielle Mello e de todas as outras vítimas da fibrose cística; assim como para ressaltar a necessidade das pessoas optarem em vida pela doação de órgãos.

OS TSURUS DA DANI

Confeccionados por Renata Bráz, mãe da Mina de Fibra, símbolo máximo do Setembro Roxo em nossa região, dezenas de tsurus foram instalados na árvore da Praça do Rosário como uma marca da fibrose cística neste mês, representando toda a luta daqueles que são diagnosticados com a fibrose cística.

Os tsurus eram um passatempo da Mina de Fibra, que encontrava a paz em confeccioná-los. Tsuru, nome oriental para cegonha, é um dos origamis mais conhecidos da cultura japonesa. Além do seu formato ser lindo, ele também traz o significado de paz, boa sorte, felicidade e saúde. E, segundo uma crença japonesa, se você dobrar 1.000 tsurus e fizer o mesmo pedido para cada um deles, ele será realizado.

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







 

entre em contato pelo whatsapp