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Afya divulga resultados financeiros de 2020 e anuncia aquisição de mais uma healthtech

Grupo encerra ano com forte crescimento, consolidação da liderança em educação médica e entrada em serviços digitais. Empresa divulgou compra da Medical Harbour, que desenvolve soluções digitais com foco em virtualização de imagens de anatomia e radiologia

Direção da Afya Educacional na abertura do capital da empresa na Nasdaq - Foto: Divulgação

A Afya Educacional encerrou 2020 consolidando a liderança em educação médica no Brasil. São 11.030 alunos de graduação em Medicina matriculados em 18 unidades pelo país - crescimento de 67.2% em relação a 2019 - e 2.143 vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Em outras graduações da área de saúde, a Afya atingiu 10.325 alunos em 2020, além de 14.851 alunos em outros cursos, como Direito e Engenharias. O grupo ainda ampliou sua base de alunos em educação continuada: são 13.039 alunos em preparatórios para provas de residência e 4.181 em especializações na área médica e em outras capacitações .

Nesta mesma data a Afya anunciou a compra da Medical Harbour, healthtech especializada em virtualização de imagens de anatomia e radiologia. É a quinta aquisição da Afya em serviços digitais em 10 meses: em julho, foi adquirida a PEBMED, proprietária do Whitebook, há cinco anos no Top 10 dos apps de maior receita gerada no Brasil. Em novembro foi a vez da Medphone, que complementa a oferta da PEBMED de suporte à decisão clínica. Em janeiro, foi concluída a aquisição da iClinic, que oferta soluções de telemedicina, prontuário médico eletrônico e ferramentas de gestão de clinicas. E, em março, a Medicinae, fintech do segmento de saúde, que permite o controle do fluxo de caixa do consultório e os recebíveis em uma única plataforma.

"Os nossos resultados confirmam a disciplina na execução, a resiliência do nosso plano de negócios e o DNA de inovação da Afya. Depois de um ano absolutamente desafiador, especialmente para um grupo vocacionado para a área médica, conseguimos entregar um resultado robusto para o mercado, ao mesmo tempo em que entramos em um segmento promissor, o de serviços digitais para o setor de saúde", explica Virgilio Gibbon, CEO da Afya. "Com estes movimentos, a Afya se consolida como o único grupo do país que se relaciona com o médico em todas as fases de sua carreira: desde o início da formação, na graduação, passando pela preparação para a residência médica, programas de especialização e educação continuada e, agora, também na digitalização dos serviços médicos que possibilitam maior flexibilidade, agilidade, eficiência e qualidade nas atividades rotineiras do profissional da área".

Resultados financeiros 2020

Além das healthechs, a Afya comprou em 2020 instituições de Medicina de referência:

• Rondônia: Centro Universitário São Lucas Porto Velho e Centro Universitário Ji-Paraná;

• Paraíba: Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB);

• Pará: Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR);

• Minas Gerais e Bahia: Centro Universitário Faculdades Integradas Padrão (UNIFIPMoc) e Faculdades Integradas Padrão (Fip Guanambi) - conclusão da aquisição ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)

Por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal, a Afya chegou a mais dois estados, implementando sua primeira faculdade de Medicina no Maranhão, no município de Santa Inês, e também no Acre, na cidade de Cruzeiro do Sul.

O crescimento sustentável da Afya Educacional está retratado também nos números: a receita líquida ajustada cresceu 60.9% em 2020, atingindo R﹩ 1,207.7 bilhão. O EBITDA ajustado foi de R﹩ 563.1 milhões (+ 68.9%), com expansão da margem EBITDA ajustada de 220 bps. O lucro líquido ajustado ficou em R﹩ 390.9 milhões (+ 72.2%), enquanto a conversão de caixa atingiu 75.7%, o que permitiu, mesmo com as aquisições, a manutenção da sólida posição de caixa de R﹩ 1 bilhão ao final de 2020.

"Em julho de 2019, na abertura de capital da Afya na bolsa americana Nasdaq, informamos ao mercado que faríamos um incremento de 1.000 vagas de Medicina até 2022. Desde então, adicionamos 851 novas vagas. O nosso objetivo é manter este ritmo de expansão, trazendo instituições de ensino de alto nível acadêmico e vocação para a Medicina", explica Gibbon.

Números do 4o T20

Os números do 4º trimestre já confirmavam esta tendência de alta, confirmada no balanço anual:

• Receita líquida ajustada de R﹩ 347.9 milhões no trimestre (+ 57.5%)

• EBITDA ajustado de R﹩ 155.0 milhões (+ 51.3%) e margem EBITDA ajustada de 44.6%.

• Lucro Líquido Ajustado de R﹩ 83.1 milhões (+ 14.6%).

Mais informações sobre os resultados financeiros da Afya estão em http://ir.afya.com.br/

Cinco healthechs em 10 meses

A Medical Harbour é a mais nova aquisição da Afya no segmento de serviços digitais. A empresa, adquirida por R﹩ 5 milhões, desenvolve soluções em imagens médicas, para o ensino da saúde, especialmente em anatomia, bem como soluções para Radiologia ou Teleradiologia,

Em educação para a saúde, a Medical Harbour desenvolveu o Athena Hub, que permite a professores e alunos acessar conteúdos remotamente. A plataforma desenvolveu a solução Cadáver Virtual, além de módulos de anatomia humana e animal. Mais de 50 universidades usam os conteúdos da Medical Harbour.

Na frente de soluções para Radiologia, destaque para o Athena DICOM Essential, software rápido e intuitivo, que facilita o acesso a imagens de qualquer lugar, independente da modalidade. Com mais de 5 mil downloads, o Athena DICOM Essential está presente em 130 países, sendo 30% dos usuários dos EUA. Um outro produto é o Athena DICOM Viewer, que conta com ferramentas para reconstrução volumétrica para visualização e manipulação de imagens. Com mais de 19 mil downloads, é consumido em 180 países, sendo 50% dos usuários dos Estados Unidos.

"A Medical Harbour chega à Afya Digital, onde estamos reunindo talentos e soluções de alta reputação, para agregar mais inteligência à área de Conteúdo e Tecnologia para Educação Médica, onde já temos o Portal PEBMED e a Medcel, marca de cursos preparatórios para residência médica", explica Julio De Angeli, VP de Inovação e Serviços Digitais.

Efeito covid-19

Para alunos, professores, docentes médicos e colaboradores da Afya, o ano foi de superação e muitos aprendizados. "Desde o início da pandemia não ficamos mais do que 10 dias sem aulas. Rapidamente nos adaptamos à nova realidade, capacitando nossos docentes para um modelo de aula remota. Não fizemos demissões motivadas pela pandemia. Pelo contrário: mais 800 contratações foram feitas no ano, além das seis aquisições. Também seguimos comprometidos com as comunidades dos municípios onde atuamos, realizando mais de 420 mil atendimentos gratuitos de saúde, fazendo doações de EPIs, que superaram R﹩ 1 milhão, e nos engajando fortemente nos comitês de crise Covid, instalados nos municípios", conclui Gibbon.

A Afya em números

Graduação

• Presença em 20 cidades e 11 estados

• 21 instituições de ensino, sendo 18 com curso de Medicina

• 5 novas faculdades de Medicina, do Programa Mais Médicos, a serem implantadas: Pará (3) e Amazonas (2)

• 11.050 alunos de graduação em Medicina

Cursos preparatórios para residência médica e educação continuada:

• 13.039 alunos

Especializações:

• Presença em 11 capitais

• 4.181 em especializações na área médica e em outras capacitações

SOBRE A AFYA EDUCACIONAL

A Afya é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas (2.143) autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). A empresa nasceu em 2019 da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica com o objetivo de ser a grande parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. A primeira faculdade de medicina do grupo começou a operar há 20 anos, em 1999, no Tocantins, no Norte do país.

Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação - são diversos cursos com foco na área da saúde, com destaque para a Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até especializações médicas.

O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.

Em 2020, a Afya entrou no mercado de serviços digitais de suporte à rotina médica. As healthtechs PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae e Medical Harbour se somaram ao grupo na Vice-Presidência de Inovação e Serviços Digitais.

Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia.

Mais informações em http://www.afya.com.br/ e http://ir.afya.com.br/

 


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