PLuz: uma junção de ideias, visão de mundo e propósitos. E muito além...

Rebecca Shaw e Marco Mello apresentam a empresa de consultoria criativa e falam da fórmula de sucesso que criaram na gestão de seu negócio: uma boa ideia, planejamento sério, plano de negócio eficiente, uma marca bem construída, estudo de viabilidade e assessoria profissional. LEIA MAIS... 

DESTAQUE

PLuz: uma junção de ideias, visão de mundo e propósitos. E muito além...

Comerciantes, empresários, empreendedores, novatos e antigos, industriários de pequeno, médio e grande porte, estão todos preocupados com os rumos da economia mundial e os impactos que este momento globalizado vai trazer para os negócios, sejam eles em quais escalas acontecem. Economistas, publicitários, estudiosos, todos têm opiniões e sugestões diferentes para a crise, mas todos concordam com um aspecto: aqueles que não usarem este momento de “crise” para se reinventarem, se aprimorar e buscar com flexibilidade uma forma de se manter vivo e ativo no mercado, estes podem começar a se despedir e se conformar em entrar para as estatísticas que apontam anualmente milhares e milhares de negócios sendo fechados. Não são apenas negócios, empresas, empregos que se acabam, são sonhos, boas ideias, convicções e projetos de vida que se perdem.
Mas existe, graças a Deus, empresas que se importam e trabalham para ajudar aqueles que dedicam suas vidas, seus investimentos e suas energias em projetos profissionais, que quando bem orientados, e com planejamento sério, conseguem ultrapassar dificuldades, e ir além, ampliar e conquistar o tão sonhado sucesso.
E é desta força PLuz que vamos falar. Uma boa ideia + um planejamento sério + plano de negócios eficiente + uma marca bem construída + estudo de viabilidade + assessoria profissional = Sucesso!
Sabe qual é o nosso destaque desta edição? A PLuz Consultoria Criativa, empresa de Rebecca Shaw e Marco Mello, que por aqui ainda pode ser desconhecida do grande público, mas quem tiver interesse em saber do arsenal de clientes é só buscar por nomes como Ronaldo Fraga, Renato Loureiro, ou dar uma chegadinha até a Première Paris para encontrar a PLuz com seu stand dando suporte a várias grifes nacionais e estrangeiras do circuito de moda. 
 
 

 

Numa tarde destas em que não muita coisa acontece na pacata Barbacena, a gente se encontra nos estúdios da PLuz que ocupam todo um andar de um charmoso edifício no centro da cidade. Rebecca, entre os cuidados com as duas filhas, uma recém-nascida, em fase de amamentação, e ao lado do sócio, companheiro e marido Marco Mello tomamos um café e conversamos sobre a PLuz.

Mas o que é a PLuz? Pergunto curiosa, pois já vi amigos se referindo à pLuz como agência, consultoria, estúdio, companhia de talentos e até empresa de cerimonial! Risos E é Rebecca quem começa a tentar representar o que é realmente: “A PLuz é uma empresa que utiliza técnicas de criação para desenvolvimento e gestão de empresas e pessoas. Demandamos através de aspectos da arte e da criatividade, soluções de crescimento pessoal e de empresas. No final das contas atendemos gente que quer evoluir e entregamos a essas pessoas soluções através da criação.”

E empolgada em falar sobre sua cria, Rebecca nos conta um pouco da história da agência. “A PLuz nasceu da fusão do trabalho de desenvolvimento criativo de empresas e de um trabalho de desenvolvimento de pessoas que já vinham sendo realizados paralelamente. Nasceu da paixão pela concretização de sonhos”, nos conta ela, que iniciou sua carreira profissional dentro da Tecelagem Britânnia, fábrica de sucesso que pertence aos seus pais Mark Shaw e Ana Cristina Veloso. Talvez venha do DNA este ‘pensar grande’, pois quando a Britânnia iniciou suas funções as pessoas não compreendiam que se tratava de uma indústria têxtil que fabricava fitas de todas as cores e modelos. Na verdade, a maioria das pessoas pensava que Cristina fazia lacinhos para cabelo. Da mesma forma, ainda não está compreendido pela Barbacena e seus habitantes o perfil da empresa PLuz, que aos olhos dos que vivem por aqui pode parecer apenas uma agência, mas não tem conhecimento que é dos estúdios da PLuz que saem tendências que vão ser utilizadas no mundo inteiro, como já vem acontecendo com os vários insights contemporâneos da PLuz publicados pela bíblia de tendências mundiais que é o Temptation, coletânea de tendências que dita a moda nos quatro continentes um ano antes de uma peça chegar até as passarelas de Paris, Milão e Nova Iorque.

Mas a PLuz nasceu dentro da Britânnia e ponto final. Depois disso, as histórias são diferentes, e hoje a PLuz tem como cliente também a Britânnia, mas o leque de clientes vai muito mais além. “A PLuz certamente nasceu dentro da Britânnia, quando realizávamos um trabalho lá... Havia uma procura dos clientes da Britânnia que insistiam em ter nosso trabalho, e com o passar do tempo ficou difícil dizer não. Junto a isso veio um empurrãozinho do destino que colocou nas nossas vidas a oportunidade de ajudar uma pessoa e acabamos oficializando a empresa”. 

E da oficialização da empresa até a entrada para o hall dos criadores que determinam tendências houve muito trabalho, inspiração e transpiração. Marco nos fala um pouco sobre este trabalho para a Temptation e outras demandas do mercado mundial. “Fazemos a interpretação de tendências de comportamento futuro, ou seja, como estará o mundo de tantos em tantos tempos... É um trabalho inovador e consultado pelos maiores nomes do mundo, que seguem essas mesmas diretrizes como base de estudos para o desenvolvimento de seus produtos e principalmente da atmosfera que este produtos provocam em seus consumidores. O trabalho de tendências é algo sério e que reposiciona empresas diante de seus consumidores e diante do mercado”, nos conta Marco, que é responsável pelo treinamento e capacitação de uma equipe de profissionais que está por trás dos resultados sempre impecáveis apresentados pela PLuz aos seus clientes.

E dai me partiu a curiosidade: Como que esse pessoal chegou lá? “Isso foi bastante chão... Nossos clientes nos abrem portas incríveis! Através do nosso trabalho, junto à essas empresas, à mídia e os desenvolvedores perceberam que aqui desenvolvemos um senso assertivo acerca desses novos produtos colocados no mercado”, nos fala com simplicidade apesar de sabermos que os caminhos são imensos e tortuosos para serem resumidos apenas em duas frases.

E foi dessas parcerias, vivências e experiências que foram sendo agregados nomes e mais nomes importantes ao portfólio PLuz. “Temos contato com uns nomes bem bonitinhos! Ronaldo Fraga é meu preferido! Juntamente com um de nossos clientes, desenvolvemos juntos matérias primas que foram utilizadas nos desfiles deste grande ícone mineiro da moda. Também, via de regra recebemos os croquis de grandes marcas e projetos de grandes eventos, nacionais e internacionais pedindo que façamos a avaliação  dos seus produtos e serviços e eles pedem nossas ideias para implementação e desenvolvimento de seus trabalhos, conta Rebecca, sempre com os olhos brilhando ao falar de sua empresa.

Do sucesso no Brasil, às feiras internacionais, Rebecca nos conta. “Já fizemos muitas vezes a Première Paris que é o evento mais conceituado de matérias primas para moda... Já estivemos também na Colômbia em uma parceria que construímos entre a Abit e nossos clientes da área fashion. Há pouco, voltamos da interfiliere, também em Paris”. 

E uma empresa que já trilhou caminhos e horizontes que se abrem para todos os cantos do mundo, como fica Barbacena? E o mercado local, também tem sido atendido pela PLuz?  Como vocês percebem a mentalidade do empreendedor e do empresário barbacenense? Eles estão investindo e inovando o suficiente para destacar sua marca e seus produtos? E é Marco quem nos responde: “Na verdade a cabeça do empresário barbacenense se difere... Barbacena tem sido um mercado novo e desafiador para nós. Os clientes daqui estão aprendendo a utilizar nossos serviços e também aprendendo a importância de um trabalho de gestão criativa e da importância de se criar uma atmosfera e um posicionamento”. E o que a Pluz pode oferecer a um empresário que deseja fazer um trabalho para ampliar sua participação no mercado e chegar verdadeiramente até o seu público? “Oferecemos em primeira mão as pesquisas de comportamento humano, que é de onde parte todo o nosso trabalho. Encontramos então soluções através de artes para ajudar a reposicionar empresas diante de seus clientes, criamos atmosfera e levamos até ao consumidor de forma intrínseca essa atmosfera. O consumidor de hoje já não aceita mais qualquer coisa... É preciso criar um link entre o dia a dia e a necessidade de ser ter ou consumir serviços e produtos. Através de projetos de marketing, desenvolvimento das equipes, recursos tecnológicos e ferramentas de gestão entregamos soluções técnicas e ao mesmo tempo criativas para atingir os objetivos projetados. O trabalho de consultoria criativa não é mágico, ele é longo e exige análises o tempo todo. É preciso que o empresário esteja disposto a mergulhar na cabeça de seu cliente e modificar-se para despertar o desejo”, determina Marco.

E esta equipe? Como é formada? “Somos uma família multidisciplinar, por aqui você encontra pesquisadores, designers, fotógrafos, tutores, produtores, gente do mais puro sangue em termos de pesquisa, desenvolvimento e criação. Simples assim. Uma junção de talentos”. (Veja o Organograma da empresa na imagem ao lado. Nada de cima para baixo - um movimento circular dentre os vários setores da empresa).

E com algo tão diferenciado e tão importante, que pode definir o sucesso ou em sua inexistência, determinar o fracasso de uma empresa, uma consultoria especializada e com recursos criativos e metodológicos, a empresa de Marco e Rebecca vai crescendo e obtendo sucesso em cada um de seus projetos. “Sabemos que caminhamos bem a cada vez que recebemos um depoimento de nossos clientes e vemos que seu desenvolvimento é latente. A PLuz por ser uma empresa que trabalha antes de tudo o comportamento, acaba se moldando com o tempo para que possa adquirir novos know-how a cada dia. Implementar é nossa palavra de ordem! O caminho certo é relativo quando falamos de comportamento humano...”, aponta Rebecca.

E a gente falou da experiência nacional, internacional, das aptidões, dos talentos, e chegando ao fim, vamos destacar alguns trabalhos realizados pela PLuz. E é Rebecca quem nos conta sobre alguns cases de sucesso. “Já desencubamos empresas que não saiam do lugar, hoje entrego a um cliente um projeto de um parque industrial, que até então parecia um sonho distante para eles... Esse trabalho por exemplo já vem sendo realizado há sete anos, trabalhamos primeiramente a marca, crescendo as vendas e possibilitado recursos para investimento. Corremos atrás junto com o cliente, de parceiros que pudessem integrar essa missão de expansão. O resultado tem ficado bem legal, ver sonhos saírem do papel e ajudá-los a se concretizar é o nosso maior objetivo. A própria Britânnia, que é nosso primeiro freguês, hoje é uma das empresas de aviamentos mais respeitada do mundo. Está no hall dos maiores lançadores de moda do mundo e este trabalho foi desenvolvido através de produtos que são elaborados aqui na PLuz.

E para finalizarmos, quem é quem na PLuz? “Marco cuida do desenvolvimento de pessoas, através do serviço metacognitivo, é ele também quem olha para a logística da coisa. Já a Rebecca cuida das pesquisas humanas e das técnicas de aplicabilidade para o dia-a-dia das empresas. Nossas demandas são bem particulares”. 

E o que é PLuz? “É um universo inteiro de possibilidades...

  


Fotos: Pluz Consultoria

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: