Papa Francisco nomeia bispo barbacenense para a diocese de São João del-Rei (MG)

Dom José Eudes Campos do Nascimento foi transferido da diocese de Leopoldina (MG) e foi nomeado bispo em 27 de junho de 2012 pelo Papa Bento XVI. Saiba Mais...

Dom José Eudes Campos do Nascimento foi nomeado para a diocese de São João del-Rei/ Foto: Reprodução CNBB/Divulgação

Foi comunicado nesta quarta-feira (12) pela Nunciatura Apostólica no Brasil, a decisão do Papa Francisco de nomear o barbacenense Dom José Eudes Campos do Nascimento para a vacante diocese de São João del-Rei. Dom José Eudes foi transferido da diocese de Leopoldina (MG), a diocese de São João del-Rei estava em vacância desde o dia 19 de janeiro deste ano, quando o então bispo Dom Célio de Oliveira Goulart faleceu. Quem exerceu a função até agora, foi o padre Dirceu Oliveira Medeiros, atual vigário geral da diocese.

Dom José Eudes Campos do Nascimento nasceu em Barbacena em 30 de abril de 1966. Estudou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte e cursou teologia no Seminário Arquidiocesano de Mariana. Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da arquidiocese de Mariana e, antes de sua nomeação, trabalhou como pároco da paróquia Santa Efigênia em Ouro Preto (MG).

Em 27 de junho de 2012 foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI. Recebeu sua sagração episcopal no dia 15 de setembro das mãos de dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana, Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira. Tomou pose na diocese de Leopoldina no dia 30 de setembro do ano de 2012. 

Seu lema episcopal é: “Servus in charitate” que significa “Servo no amor”.

Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: