Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Mariana. Dom Geraldo renunciou

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Geraldo Lyrio Rocha. Saiba mais...

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Geraldo Lyrio Rocha. O Santo Padre nomeou Arcebispo de Mariana, Sua Excelência Reverendíssima Dom AIRTON JOSÉ DOS SANTOS, até agora Arcebispo Metropolitano de Campinas – SP.

Dom Airton é mineiro, nascido em Bom Repouso, na Arquidiocese de Pouso Alegre, aos 25 de junho de 1956. Cursou Filosofia na Faculdade do Ipiranga e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Tem mestrado em Direito Canônico obtido na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Pertencente ao Clero de Santo André – SP, Dom Airton foi ordenado Bispo Auxiliar dessa diocese, aos 02 de março de 2002. Em 2004, foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes – SP. Tomou posse como Arcebispo de Campinas – SP, aos 15 de fevereiro de 2012. Exerce as funções de Grão-Chanceler da PUC-Campinas. Entre outras atribuições, foi Secretário do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e atualmente é Presidente do mesmo Regional. Foi também membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Dom Geraldo exercerá a função de Administrador Apostólico até a posse canônica de Dom Airton, no próximo dia 23 de junho. A Arquidiocese de Mariana agradece a Dom Geraldo por seu serviço pastoral ao longo de quase 11 anos à frente desta porção do Rebanho de Cristo, dá as boas vindas a Dom Airton desejando-lhe feliz pastoreio nesta Igreja particular e invoca para ambos a abundância das bênçãos de Deus.

MAIS+

A Santa Sé fixa que o bispo ao completar 75 anos deve apresentar renúncia ao papa. Dom Murilo Krieger, arcebispo primaz de Salvador, completa 75 anos em setembro de 2018. Dom Jose Alberto Moura, em Montes Claros, celebra 75 anos em outubro. Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul, em agosto do ano que vem, celebra 75 anos. Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru, celebra 75 anos em setembro, apresentando pedido de renúncia por idade.

Dom Geraldo Lyrio Rocha arcebispo de Mariana fez 75 anos em março e apresentou sua renúncia por idade, e aguardava deliberação do Vaticano.

VEJA TAMBÉM:

Escola Amílcar Savassi é contemplada com projeto estadual \'Meu Primeiro Negócio\'

Franco-brasileiros do Čao Laru se apresentam no Rotunda no próximo dia 28

Quinta-feira (26) é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão



Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: