18
18/11/2018

Com ausência de Pimentel, Governo concede Medalha Santos Dumont


Aeronave que trazia comitiva do governador não conseguiu autorização para pouso; principal homenageado, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, também foi ausência sentida. Saiba mais...

311 MSDumontO Governo de Minas Gerais entregou, na manhã desta terça-feira (24), a Medalha Santos Dumont. A honraria agraciou 130 pessoas, no entanto, muitas não conseguiram participar do evento, e a cerimônia foi marcada por várias ausências. A principal delas foi a do governador Fernando Pimentel (PT). Por conta das condições climáticas, a aeronave que traria a comitiva do petista não recebeu autorização para realizar o pouso e não conseguiu acesso a Santos Dumont, cidade da Zona da Mata que recebeu o evento, realizado na Fazenda Cabangu. Durante a cerimônia, Pimentel foi representado pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, que também figurou na lista de homenageados.

Da mesma forma, a principal honraria, o Grande Colar, destinada ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), também não foi entregue durante o evento, uma vez que Kalil foi outro a não conseguir acesso à cidade da Zona da Mata. Além de receber a principal homenagem, Kalil também teria a responsabilidade de ser o orador da solenidade. Uma vez mais, o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, assumiu as funções e ficou responsável pelo discurso e fez uma fala rápida.

314 MSDumont

A medalha

Criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris, a Medalha Santos Dumont é uma das mais tradicionais honrarias concedidas pelo Governo de Minas Gerais.

313 MSDumont

Tragédia creche de Janaúba é lembrada

Várias homenagens foram destinadas às vítimas e pessoas que participaram dos trabalhos de resgate e socorro na tragédia ocorrida na cidade de Janaúba, em reconhecimento do Governo do Estado à dor das famílias que perderam filhos, filhas e parentes, e aos que lutaram para salvar vidas, como policiais, médicos e enfermeiros no incêndio criminoso ocorrido na Centro Municipal de Educação Gente Inocente.

Representada pela diretora Aline Cristina Mendes Santos, a própria creche foi homenageada com o grau ouro da medalha. A professora Heley de Abreu, que faleceu devido aos ferimentos provocados pelo fogo enquanto lutava para salvar seus alunos, também foi agraciada in memorian, com a mesma graduação da honraria. Contudo, assim como aconteceu com o governador Fernando Pimentel e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, os homenageados também não conseguiram acesso à solenidade.

Também foram lembrados o médico André Leonardo Silveira Mendes, a enfermeira Letícia Mendes, o 3º sargento da Polícia Militar Wyclefson Lopes Teixeira e o soldado PM Gilberto Rômulo Dias Prates.

“É muito gratificante receber este reconhecimento em nome dos profissionais de saúde e dos demais profissionais que trabalharam naquele dia e atenderam a dezenas de pessoas em estado grave de forma simultânea. Isto representa uma maior valorização da medicina do interior, onde os recursos são mais escassos”, pontuou médico André Leonardo Silveira Mendes.

Nascido e criado em Janaúba, o médico se mostrou consternado por ser um dos que representaram a cidade durante a solenidade. “Foi uma tragédia e um momento muito doloroso por envolver crianças. Sofri junto com todos.”

Representando o governador Fernando Pimentel na entrega das medalhas, o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, reforçou a relevância da homenagem às vítimas e aos profissionais que atuaram nos socorros na tragédia de Janaúba. “O mineiro tem um espírito solidário. Mesmo na tragédia, o espírito foi este. As forças se integraram para atuar de forma efetiva e, mesmo de tamanha tragédia, o resultado foi positivo.”

Conforto

Antes da concessão da honraria, o viúvo da professora Heley, Luiz Carlos Batista, classificou a homenagem como reconfortante. “A gente fica confortado e comovido em receber essa honraria do Governo de Minas Gerais, porque significa o reconhecimento do ato de bravura que Heley teve naquele momento. A ação dela impediu que muitas crianças fossem mortas. O exemplo dela serve para o mundo.”

“Para ser herói hoje são necessários pequenos gestos de amor e generosidade, e o que mais nos gratifica é ver que existem pessoas assim, que todos podem doar um pouco de si, e que podemos todos ser mais solidários uns com os outros”, disse.

Da mesma forma, a diretora da creche, Aline Cristina Mendes Santos, falou em recomeço. “Eu me apego a três palavras: fé, esperança e amor, para reconstruirmos a segunda parte da nossa história, sempre acreditando que o amanhã será melhor, mesmo com tantos desafios”, pontuou, também antes da solenidade.

312 MSDumont

Barbacena esteve presente na solenidade

Além da participação do Comandante da EPCAR, Brigadeiro José Aguinaldo de Moura, que é responsável pela unidade de Cabangú onde foi realizada a cerimônia e anfitrião da solenidade em homenagem a Santos Dumont, outros nomes de destaque foram homenageados com a Medalha.

Também a barbacenense Patrícia Iracema, tradutora de Libras, participou da solenidade fazendo a tradução simultânea de toda a solenidade para o público surdo presente.

Confiram os homenageados ligados a Barbacena com a Medalha:

Grau Ouro

Carlos Capristrano, Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil - Promoção

Grau Prata

Adelson Nogueira da Mota, Coronel Aviador

Alessandra Maruyama Sinzato, Tenente Coronel Intendente

Alexsandro Emmy Moura, Suboficial Mecânico de Aeronaves

Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, Coronel Aviador            

Carlos Eduardo Martins, Coronel Aviador

Wanderley Salgado de Paiva, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

William Robert Eckert, Coronel Aviador

Grau Bronze

Cíntia Lúcia de Lima, Diretora da Unidade da UEMG em Barbacena

Leonardo Freitas de Souza Lima, Tenente Coronel Intendente

Nélio Campos Alvim, Major Aviador

Paulo Dias Monteiro, Suboficial da Aeronáutica

Vinícius Miranda Gomes, Juiz de Direito

Clique aqui para conferir a lista de agraciados.


Imagens de Gil  Leonardi e Manoel Marques

0001 Pedro Logo

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.