07
07/12/2019

Publicidade

História | Professor Delmo doa sua réplica da tocha da Rio 2016 para acervo da EPCAr

Objeto foi doado pelo Professor Delmo Maria, conhecido como “Rei”, que atuou durante muitos anos como docente da Escola e foi um dos condutores da chama olímpica na passagem por Barbacena. SAIBA +

001 Delmo Tocha Epcar

001 Sika Ransparent Sika Logo

No ano de 2016 o Brasil viveu um momento inesquecível: a realização dos Jogos Olímpicos, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Apesar de haver apenas uma cidade sede para os jogos, durante três meses que antecederam a abertura das Olimpíadas Rio 2016, mais de 325 cidades brasileiras participaram da preparação ao receberem a chama olímpica. Barbacena (MG) sedia, há 70 anos, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e foi um destes municípios a acolher a chama olímpica em suas principais ruas. Personalidades ligadas ao esporte local eram os responsáveis pela condução da tocha. Na época, o aluno da EPCAR Samuel de Almeida Andrade foi um dos condutores, assim como o professor aposentado Delmo Maria da Silva, carinhosamente conhecido como “Rei”.

No mês de maio de 2019, durante as comemorações de seu septuagésimo aniversário, foi inaugurada na EPCAR a Sala Histórica Professor Fernando Victor, que conta a história do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e da própria Escola, possuindo em seu acervo objetos históricos, como peças de fardamentos, utensílios, documentos, dentre outros, além de espaços destinados para que seja enaltecida a história de personagens que atuaram com destaque no cumprimento da missão institucional. Um destes destaques é o Professor Delmo, que atuou como docente em educação física na Nascente do Poder Aéreo por 40 anos. Barbacenense, “Rei”, foi um dos maiores incentivadores do esporte na EPCAR, em Barbacena e na região, sendo, inclusive, homenageado com um ginásio poliesportivo na cidade que leva o seu nome. Idealizador de diversos eventos e torneios esportivos internos e na região, a atuação no esporte fez com o professor Delmo fosse um dos escolhidos para a condução da tocha olímpica, na cidade de Barbacena. “Foi um dia inesquecível. Nunca em minha vida imaginei que teria tamanha proximidade com um momento olímpico, como o que vivi”, relembra. Próximo a completar 90 anos de idade, em dezembro, o professor Delmo tomou a iniciativa de doar a réplica oficial da tocha que utilizou no dia 15 de maio de 2016, quando da passagem da chama olímpica pela cidade. “Em casa, esta tocha só estava sendo útil para mim e para minha esposa. Aqui, nesta sala, ela servirá para a eternidade e para várias gerações. Estou muito emocionado”, concluiu.

A incorporação da réplica oficial da tocha olímpica ao acervo histórico da sala aconteceu na tarde desta terça-feira (13/11), com a presença de militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), inclusive de alunos que integram as equipes esportivas da EPCAR, dos professores e do efetivo da Seção de Educação Física da Escola e convidados. Durante seu discurso, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, destacou que o legado que o professor Delmo deixa para as gerações é incalculável, através de seu exemplo pessoal e profissional. “O professor Delmo está retratado nesta sala pela sua belíssima história ligada ao esporte, à EPCAR e à cidade de Barbacena. E hoje, destacamos a doação de mais um objeto para o acervo da sala, algo muito significativo, para a Escola e para a cidade, que recebeu a chama olímpica. Este objeto é algo precioso e muito pessoal e, agradecemos ao Professor Delmo por confiá-lo a nós”, discursou.

Além da representatividade, a incorporação da réplica oficial da tocha olímpica contribui para a valorização e enriquecimento do acervo que compõe a sala histórica, como nos descreveu a Professora Doutora Adriana Iop Bellintani. “A Escola não possuía um espaço de memória e, após a inauguração desta sala, as pessoas se sentem motivadas a entregar objetos e pertences que lhes são muito caros. A tocha, além do valor que possui como um utensílio de esporte e até mesmo econômico, tem um valor ainda maior para a EPCAR, pois foi doada por uma pessoa que tem a sua história intimamente ligada à história da Escola”, enalteceu. Adriana, que é historiadora, ainda destacou que espera que esta ação do Professor Delmo possa motivar outras pessoas a doarem objetos que valorizarão ainda mais o acervo da sala. “A presença do “Rei” junto aos alunos é muito importante para nós, para mantermos a memória e incentivarmos a outros que venham e tragam seus pertences, confiando-os à EPCAR e à sua história”, enalteceu.

Emocionado com o momento, o Professor Delmo Maria, ao término do evento de inauguração da tocha, também fez questão de doar a camisa que foi utilizada no dia em que fez a condução da chama olímpica, enfatizando que a mesma foi usada apenas duas vezes. “Esta camisa só foi utilizada no dia da condução e hoje. A entrego com a mesma emoção da tocha. Estou com meu coração feliz e em paz”, finalizou.

A Sala Histórica Professor Fernando Victor fica localizada no interior da EPCAR e é aberta a visitação do público. Junto ao monumento da tocha olímpica, encontra-se um breve histórico da passagem da chama olímpica por Barbacena e um QR Code (código de resposta rápida) que permite ao visitante, por meio de acesso à internet através de smartphone, ser direcionado a um site que apresenta todas as curiosidades da tocha.

IMAGENS DO EVENTO

JVN 0061

JVN 0063 1JVN 0067JVN 0105


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.