Edson Brandão toma posse no Instituto Histórico e Geográfico de São João del Rei

Articulador cultural, professor, historiador, artista gráfico e publicitário, o multitalentos Edson Brandão apresentará no evento a obra "Ernst Hasenclever e sua viagem pelas Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais", do qual é um dos autores. Saiba mais...

O Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei realiza neste domingo, dia 7 de maio, às 10 horas, na sua sede, uma sessão especial com a apresentação da obra “Ernst Hasenclever e sua viagem pelas Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais”. O livro será comentado pelo presidente da entidade, o historiador José Cláudio Henriques e em seguida, o pesquisador Edson Brandão, um dos autores do livro, receberá o Certificado de Membro correspondente do IHGSJ.

Relatos de viajante alemão permaneceram inéditos por 180 anos

O livro, lançado em 2015, pela Fundação João Pinheiro, resgata os diários e desenhos até então inéditos do comerciante alemão, Ernst Hasenclever que empreendeu uma viagem entre agosto e outubro de 1839, percorrendo a região central de Minas Gerais e conhecendo de perto a decadência do ouro e o início da exploração do minério de ferro no estado. O pesquisador barbacenense Edson Brandão é o autor de um dos capítulos e do projeto gráfico da obra de 292 páginas e ricamente ilustrada com desenhos a lápis do viajante. Inéditos no mundo até então, os registros de Hasenclever ficaram guardados com sua família, na Alemanha,  por quase 180 anos. A organização do material ficou a cargo da historiadora Debora Bendocchi, do Departamento de História Íbero-Americana, da Universidade de Colônia – Alemanha. Segundo Edson Brandão, entre as pesquisas iniciais e a montagem final, foram consumidos cinco anos de trabalho. Além disso, Hasenclever fez desenhos de diversas cidades mineiras como Ouro Preto e Mariana e algumas vilas da região, que começavam a se formar como Ibertioga e Barroso. “ Barbacena e Prados foram dois locais onde Hasenclever fez descrições detalhadas em outubro de 1839, quando ele retornava para o Rio de Janeiro”, explica Edson Brandão. Além do Brasil, Ernst Hasenclever passou por Cuba e Estados Unidos até retornar à Alemanha, onde faleceu em 1869.

A sede do IHGSJ está localizada à Rua Santa Tereza, 127 , centro de São João Del Rei.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: