Edson Puiati: O Chef que leva o sabor de Minas para o mundo

 

O barbacenense Edson Puiati é atualmente uma das maiores expressões da gastronomia mineira. Respeitado por sua história e a forma como conduziu a cozinha mineira às posições mais célebres da culinária brasileira, Puiati é hoje um profissional realizado e com muita história ainda por escrever.

 

 

Edson Puiati

O Chef que leva o sabor de Minas para o mundo

 

Com vasta experiência internacional no currículo, selecionado como um dos quinze chefs para representar a culinária mineira no maior evento internacional de gastronomia, colaborando e supervisionando os eventos mais renomados no setor, produzindo pratos para as obras literárias de culinária de muito sucesso, estruturando e coordenando restaurantes, escolas - haja fôlego... E principalmente atuando entusiasticamente,  nas  salas  de  aula  há  27 anos, Edson Wander Puiati é um grande talento de Barbacena.

A experiência de desfrutar do angu feito com milho colhido na  roça,  moído  pelo  ritmo  do monjolo e cozido na panela talhada na pedra. O Chef conquistou o Brasil e o velho mundo com  o  irresistível  gostinho  do  angu  mergulhado no caldo de feijão preto, acompanhado da  crocância da couve.  Um manjar que  traz  à tona  a  beleza  das  preciosas  montanhas  e  a irresistível mineiridade. “O prazer de um chef é diretamente proporcional a de qualquer artista em criar momentos memoráveis através dos sentidos para as pessoas”, assim Edson define a profissão.

“Um  dos  momentos  mais  marcantes  foi quando fiquei responsável pelo time de profissionais extremamente capacitados do Grogotó. Foi incrível comandar a cozinha de um hotel histórico”, lembra o Chef. A exigência de uma constante  capacidade  inovadora  e  a  grande possibilidade de crescimento pessoal e profissional  através  da  culinária,  que  fizeram  com que em 1985 Edson fosse de aluno a gerente geral no primeiro hotel escola da américa latina - SenaC Grogotó.

Referência na gastronomia, Edson diz que a projeção internacional veio graças à seriedade com que encara a profissão, juntamente com os anos de dedicação, e principalmente pela habilidade de ver  com  satisfação  o  trabalho nos bastidores e nos momentos mais difíceis.

“É preciso ter  determinação,  ser  criativo,  ter disposição para trabalhar fins de semana, feriados e dias especiais como réveillon e natal. Também  é  fundamental  estudar  sempre,  a profissão requer sintonia com o mercado sempre em evolução, mas especialmente: gostar  de  pessoas”,  aconselha  o  Chef  para  os  que também  pretendem  seduzir  o   mundo  pelos cheiros e sabores.

 

Atualmente Puiati, além da consultoria para várias empresas do setor gastronômico, palestrante, restauranteur, e o coordenador do curso de gastronomia da UNA, em Belo Horiozonte, tido atualmente como um dos mais completos e bem avaliados do estado de Minas Gerais.

Edson Vander Puiati, o Chef de Cozinha que levou a Cozinha Mineira para conquistar o mundo.

 

 

 


Texto de Pâmela Chicarino

Matéria publicada em parceria com a revista VIVA Minas

 

Próxima edição: Junho de 2015

Contatos para anúncios:

(32) 8864-5127 e 9145-8092

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Agente uma visita de nossos representantes


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: