fbpx

SENAI Barbacena é premiado na categoria ouro do Programa Top Lean SENAI Nacional

SENAI Minas conquistou 20 premiações, sendo seis na categoria ouro, cinco na prata e nove na bronze

Minas Gerais participou com 41 projetos do Prêmio SENAI Top Lean 2021 e 20 deles foram premiados no Lean Day. O SENAI do estado conquistou seis premiações ouro, cinco premiações prata e nove bronze. O prêmio Escola SENAI Top Lean ficou com o SENAI de Ipatinga e o SENAI DR/MG conquistou o DR SENAI Top Lean. A iniciativa visa estimular a produtividade nas escolas por meio da Cultura Lean (filosofia focada na eliminação dos desperdícios). Na Zona da Marta, o destaque ficou com o SENAI Barbacena, que foi premiado na categoria ouro com o projeto "Educação e Cultura", na categoria Lean Educacional.

A unidade de Barbacena apresentou os resultados que alcançou na aplicação dos conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing com sucesso. A metodologia prevê a redução de desperdícios presentes dentro do âmbito educacional, potencialização de layouts e recursos, visando aumentar as atividades que agregam valor à formação dos alunos e à qualidade de ensino. De acordo com o supervisor técnico José Silvério Ribeiro, a área focada foi a Metalmecânica e as principais ações implantadas foram: mudança de layout da Oficina de Usinagem Mecânica; organização dos módulos de ferramentas nos fornos mecânicos; organização do carrinho de limpeza e apoio; disseminação da Cultura Lean; realização de workshops com alunos e aplicação do Ciclo PDCA.

Atualmente, 53 unidades SENAI estão aplicando o Lean Office ou Lean Educacional em algum processo, o que se representa um cronograma de 262 atividades.Essa conquista é fruto da percepção dos gerentes da importância do Lean nas escolas SENAI, que têm apoiado seus interlocutores e equipes Lean, para que consigam os melhores resultados para os alunos.

Segundo o gerente do SENAI Barbacena, César Ferreira, as propostas do Lean Educacional e do Lean Office visam garantir o aumento da produtividade e a redução de custos nos processos educacionais. "O objetivo é implantar a cultura lean com foco na eliminação de desperdício nos laboratórios e nas secretarias educacionais do SENAI e estamos muito felizes com mais essa conquista da nossa unidade".

A aplicação do Lean Educacional e do Lean Office direciona todo o ecossistema da escola a repensar suas práticas. Desta maneira, direciona os processos educacionais para a inovação e o desenvolvimento de tecnologias, com foco na melhoria contínua da qualidade do aprendizado. Todas essas atividades são realizadas conforme princípios éticos, normas, diretrizes, metodologias e procedimentos do SENAI.

Imagem2.jpg

Imagens: Divulgação/SENAI-MG


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







entre em contato pelo whatsapp