Oncologista Antônio Miziara se torna Cidadão Benemérito de Barbacena

O médico oncologista do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS (HIC), Antônio Carlos Miziara, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Barbacena

O médico oncologista do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS (HIC), Antônio Carlos Miziara, recebeu, na segunda-feira, o título de Cidadão Benemérito de Barbacena, oferecido pela Câmara de Vereadores de Barbacena. A homenagem ao médico e atual Diretor Financeiro do CEBAMS foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Barbacena.

Devido à pandemia de COVID-19, a Sessão Solene do Legislativo foi realizada no auditório do Hospital Ibiapaba CEBAMS, com público restrito a familiares do homenageado, direção do CEBAMS, convidados da Câmara e equipe da Oncologia do HIC.

Autor da homenagem, o vereador Amarílio Andrade se emocionou ao falar da homenagem ao Dr. Miziara:

"Quero dizer da minha alegria, como meu último ato público, em poder homenagear o senhor. Quem sofreu com o câncer sabe a importância em ter um profissional com a qualidade, o carinho e a dedicação que o senhor sempre dispensou a seus pacientes".

Natural de Uberaba, o Dr. Miziara contou, em seu discurso, sua história com Barbacena:

"É com muita alegria que recebo esta homenagem dos vereadores e dos amigos de Barbacena. Em 1986, a convite dos saudosos Dr. Eloy Henrique Dutra Câmara e do Dr. Maurício José da Silva, cheguei a Barbacena com o propósito de montar o serviço de Oncologia do Hospital Ibiapaba, pois a cidade necessitava muito deste serviço. A partir deste momento, iniciamos uma longa batalha para que o Serviço de Oncologia fosse credenciado na cidade. E, finalmente, em 1991, recebemos a autorização do Estado de Minas Gerais e do Ministério da Saúde para que o serviço se tornasse uma realidade. Gostaria de agradecer a Deus pela maravilhosa acolhida que tive nesta cidade. Tenho orgulho em me sentir um filho desta terra".

Outro momento importante na história do Dr. Miziara em Barbacena foi sua entrada como professor na Faculdade de Medicina de Barbacena:

"Meu professor de residência médica em Uberlândia, Dr. José Campos, também foi professor de residência do Dr. Osmar de Araújo Bello [atual diretor-presidente do CEBAMS]. Por esta ligação, Dr. Osmar, então diretor da Faculdade de Medicina de Barbacena, me convidou para fazer parte do Corpo Docente desta instituição, o que prontamente aceitei com grande satisfação".

Vereador e Prefeito Eleito de Barbacena, Carlos Augusto Nascimento, destacou o carinho do Dr. Miziara com o paciente:

"Fui voluntário na Oncologia por alguns anos, como missionário religioso, e naquele tempo eu sempre escutava boas referências do senhor. Ouvia dos pacientes a confiança e a esperança no trabalho do senhor. Via nos corredores da Oncologia como o senhor aceitava seu trabalho como uma vocação, um sacerdócio. Por isso é um prazer estar aqui nesta homenagem ao senhor".

Homenagens dos colegas de trabalho

Membro do Comitê Gestor do CEBAMS e colega do Dr. Miziara no Serviço de Oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, o médico Antônio José Fonseca destacou a importância do professor e colega Antônio Carlos Miziara em sua formação e na carreira como profissional da saúde:

"Para nós do Corpo Clínico, o Dr. Miziara é uma referência técnica como um médico que tem uma visão ampla e global do paciente. Sua capacidade de trabalho e respeito com o paciente são louváveis e exemplos para todos nós. Pessoalmente, tenho muito a agradecer ao Dr. Miziara. Estamos trabalhando juntos há 18 anos, desde quando ele me recebeu na Oncologia como aluno da Faculdade de Medicina e agora como colega de setor".

Representantes do Setor de Oncologia da instituição também fizeram uma homenagem a Miziara na Sessão Solene e enviaram a mensagem:

"A homenagem recebida hoje é mais do que justa. Sua conduta, seu caráter, profissionalismo e sua humanidade com o próximo demonstram este merecimento. Nós, da equipe da Oncologia, o parabenizamos pelo título e reafirmamos o prazer e o orgulho em estar ao seu lado todos os dias".

Sobre o homenageado:

Nascido em Uberaba (MG), Antônio Carlos Jorge Miziara é médico formado pela Universidade Federal de Uberlândia. Miziara também foi professor do curso de Medicina na mesma instituição. Além da atuação clínica no Hospital Ibiapaba CEBAMS, também é professor da Faculdade de Medicina de Barbacena.
 
Sobre o Hospital Ibiapaba CEBAMS:
 
O Hospital Ibiapaba é uma das unidades do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Localizado em Barbacena (MG), o Hospital é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais. A instituição possui a certificação ISO 9001:2015 e recebeu o reconhecimento do Prêmio Mineiro da Qualidade 2017.

Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: