23
23/01/2020

Publicidade

INTO traz a Barbacena o que há de mais avançado em tratamentos ortopédicos

Os ortopedistas Newton da Fonseca Silveira e Rodrigo Santos Almeida completam seis meses de funcionamento do Instituto de Ortopedia de Barbacena. Trazendo tratamentos e equipamentos inovadores, o INTO reescreve a história da Ortopedia de ponta em Barbacena. LEIA MAIS....

SAÚDE

INTO – Uma nova proposta em ortopedia

Por Débora Castro

Newton Rodrigo Into

Integrando uma microrregião com mais onze municípios, Barbacena vem se tornando um completo polo de atendimento em saúde suplementar. Com expressivo investimento financeiro as novas clínicas e consultórios possuem estruturas comparadas a de grandes centros, com o objetivo de proporcionar bem-estar a seus clientes. Esse é o exemplo do INTO – Instituto de Ortopedia de Barbacena, inaugurado há pouco mais de seis meses, cuja missão é oferecer excelência no atendimento em ortopedia, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida de seus clientes. Sob a direção e responsabilidade clínica dos médicos ortopedistas Rodrigo Santos Almeida e Newton da Fonseca Silveira, o INTO Barbacena, está localizado na Rua Dr. Jaime do Rego Macedo, 50, no bairro Ibiapaba. O prédio possui uma área de 300m2, rampa de acesso para cadeirantes, ampla recepção, consultórios modernos, sala de raios X, sala de gesso, imobilizações e curativos.

O aprimoramento profissional é um diferencial fundamental na prática da medicina. O INTO Barbacena, possui um staff clínico com graduação fellow em ortopedia, o que garante a competência profissional e qualidade dos serviços prestados. Além dos sócios Rodrigo e Newton, integram a equipe médica do INTO, Leonardo Oliveira Leite de Souza e Leonardo Elias Esper, todos certificados pela SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Para atender consultas médicas em ortopedia geral e realizar cirurgias, o INTO Barbacena atende com médicos especialistas, técnico em enfermagem, técnico em raios X e recepcionistas treinadas para garantir agilidade e competência. “O INTO está preparado para oferecer conforto e qualidade de atendimento a cerca de 80 clientes por dia. Também contamos com a parceria do Hospital Ibiapaba, a Santa Casa de Barbacena e com a Clínica São Francisco, para realização de cirurgias eletivas e de emergência.” Comenta Rodrigo Santos Almeida.

Cirurgia minimamente invasiva

No final da década de 80 a cirurgia por meio de pequenas incisões aportou no Brasil. Em pouco mais de duas décadas, o avanço das tecnologias levou o conceito do “minimamente invasivo” a quase todas as especialidades médicas, inclusive à ortopedia, com o surgimento de um aparelho denominado Artroscópio. A partir do procedimento de Artroscopia aplicada a lesões de joelho, a ortopedia passa a obter diagnósticos mais apurados e tratamento apropriado. A cirurgia minimamente invasiva é sinônimo de menos dor, menos sangramento, menor tempo de internação e baixo risco de infecções, além da recuperação mais rápida.

“Vivemos em rede com o mundo e temos acesso ao conhecimento das mais diversas práticas médicas. Todos os dias surgem novas possibilidades de tratamentos e procedimentos. Precisamos nos manter atualizados para oferecer aos clientes tratamentos mais cômodos e cirurgias ortopédicas minimamente invasivas.” Argumenta Newton da Fonseca Silveira.

Prevenção e Inovação

Seguindo uma tendência mundial, em medicina preventiva, o INTO Barbacena investe em novas terapias com o objetivo de minimizar a incidência de fraturas e cirurgias. Criado a partir da investigação diagnóstica a área de tratamentos especiais do INTO Barbacena adota exames específicos, novos medicamentos e os mais modernos aparelhos para tratar seus clientes.

Viscossuplementação

É o caso do tratamento da artrose, uma enfermidade de caráter inflamatório e degenerativo das articulações, que quando há indicação, é tratada com a Viscossuplementação.

Tratamento por Ondas de Choque

Pioneiro na região, o INTO Barbacena utiliza o inovador tratamento por Ondas de Choque. A utilização de ondas de choque (ESWT) é recomendada em patologias ósseas, inflamações dos tendões e pontos de inserção. A Onda de Choque é aplicada em casos crônicos, para clientes que recorreram a métodos tradicionais, como medicação e fisioterapia, sem sucesso. “Estamos recebendo relatos de clientes tratados com Ondas de Choque que já apresentam melhora nas primeiras semanas pós-tratamento.” Explica Newton da Fonseca Silveira. A equipe do INTO Barbacena investe em aprimoramento profissional através de cursos no Brasil e no exterior.

Gesso Sintético

Quem já passou por uma fratura sabe o quanto os gessos convencionais são incômodos e pesados. Pensando no conforto de seus clientes o INTO oferece o gesso sintético, para imobilizações ortopédicas. Muito mais leve, resistente, não causa coceiras, pouco volumoso, permitindo ao cliente se vestir normalmente. Transparente aos raios X, não precisa retirar o gesso para radiografar e ao ser molhado não se desmancha. Além disso está disponível em várias cores.

Com muitos projetos em mente, os sócios Newton e Rodrigo, que também fazem parte do quadro de professores da Faculdade de Medicina de Barbacena, montaram um espaço dentro da clínica para desenvolver workshops. A iniciativa tem como objetivo apresentar novas propostas de procedimentos, técnicas e tratamentos aos alunos e profissionais da área de saúde, tais como: médicos e fisioterapeutas.


 SERVIÇO

INTO - INSTITUTO DE ORTOPEDIA DE BARBACENA 

Rua Dr. Jaime do Rego Macedo, 50 - Ibiapaba - Barbacena MG 

(32) 3332-5225 / 3333-6364 Urgências: (32) 9983-8516 

Rodrigo Santos Almeida - CRM 30637-MG  

Newton da Fonseca Silveira - CRM 38677-MG


 

Matéria publicada na edição nº11/2015 da Revista VivaMinas

Foto: Januário Basílio


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.