31 de agosto - Dia do Nutricionista e a estreia de Erica Seiberlich com um novo jeito de enxergar a fome e a nutrição

O dia 31 de agosto faz homenagem a uma profissão vital para a saúde. A gente não fica de fora e preparou a estreia da nutricionista Érica Seiberlich que vai apresentar uma série de publicações onde nossos leitores poderão refletir e reaprender a enxergar seu corpo, sua dieta, sua vida, com mais saúde, mais alegria e mais respeito às condições de cada um. Confira! 

Dia do Nutricionista é celebrado no 31 de agosto em virtude da criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas, em 1949. Em homenagem a esses profissionais tão importantes para a qualidade de vida, SAÚDE elencou os destaques sobre alimentação saudável dos últimos tempos.

O BarbacenaMais traz, a partir desta edição. uma série de publicações com a nutricionista Érica Seiberlich que estará nos ajudando a enxergar uma nova forma de cuidarmos de nosso corpo, nossa saúde e nossa boa forma. Com habitos saudáveis, alegria e acima de tudo respeito ao nosso corpo.

Confira!

O Corpo e os Sinais

Nosso organismo precisa de algumas necessidades fisiológicas para viver com saúde como, por exemplo, dormir bem, fazer nossas necessidades fisiológicas (cocô e xixi), assim como respirar, se alimentar e se hidratar bebendo água.

Hoje quero falar especialmente da necessidade de se alimentar e aqui já fica a primeira reflexão:  Por alguma razão (que eu até hoje não consigo entender) as pessoas acham que o comer pode ser decidido na hora que elas quiserem se programar a  fazê-lo. Ou em horários estipulados e não se pode sair dessa "regra".

Gente!!!!! A fome é uma necessidade do organismo. Ele pede e a gente faz. A fome é regulada pelo cérebro e o nosso corpo é que mostra quanto e quando precisamos de cada alimento. 

Imagina se você vai fazer só um pouco de xixi... Você consegue esvaziar só um pouco sua bexiga? 

Você consegue dormir só a metade das horas que são necessárias e ficar bem humorado, raciocinar plenamente, responder às pressões o resto do dia e em dias consecutivos? 

Pois então....  Com o comer, o se alimentar, é a mesma coisa. A fome é um sinal que o nosso corpo mostra que ele necessita de energia e de outros nutrientes que os alimentos nos fornecem e o saber parar de comer também faz parte da nossa intuição para nos alimentarmos somente o que necessitamos e não cairmos nos exageros. 

E você sabe o que pode acontecer com essa restrição alimentar prolongada por dias semanas meses ou até anos? Acontece o chamado "Efeito Rebote", onde a necessidade dos alimentos fica tão grande que o organismo se descontrola e você também. Acontece que quando se tem a proibição de alimentos, vai chegar uma hora em que o organismo sente tanta necessidade daquele proibido e vai querer compensar no exagero dele. Por isso hoje em dia se fala muito e se faz dietas restritivas, mas ao mesmo tempo se tem cada vez mais um número assustador de obesidade e transtornos alimetares.

A percepção e o olhar atento ao que o organismo necessita promove mais saúde física e mental.  Pense nisso!!!! 


Fale com a Nutricionista Érica:

Érica Sad Feres Seiberlich, Nutricionista. CRN: MG- 2374.

Instagram: ericaseiberlich

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp