Una ragazza di talento che ha ereditato la famiglia l'arte dell'ospitalità

A barbacenense Marcella Calvi Barros é neta de Gino Calvi, e filha de Maurício Barros e Marilda, e foi criada dentro do Gino´s e da Net Rosas - primeira provedora de internet da região. Da cultura italiana e do empreendedorismo do pai, as raízes para o sucesso do Puro Restaurante, no Rio de Janeiro.

 

BARBACENENSES DE SUCESSO

Una ragazza di talento che ha ereditato la famiglia l'arte dell'ospitalità

Marcella Calvi Barros nasceu no Rio, tem 33 anos, mas foi criada praticamente dentro do restaurante do avô, o Gino´s do italianíssimo Rei da Noite barbacenense, Gino Calvi. Filha de Marilda Calvi Barros com o empresário Maurício Barros, Marcella se formou em Administração de Empresa, pela UFJF, e começou seu caminhar profissional dentro da incubadora de empresas da universidade. Terminado o curso, a convite da jornalista e então gerente da Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha, Marcella começou a trilhar os caminhos do turismo e da Gastronomia na paradisíaca ilha. Não demorou muito tempo para que a arte de bem receber - que já lhe era peculiar desde a infância, no trato da família com seu restaurante e a casa de shows Hirondelles, se tornasse o seu destino e caminho profissional, e Marcella voltou a Barbacena onde cursou ao lado do marido Felipe o MBA de Administração Hoteleira no Senac Grogotó.

Os caminhos todos levavam à gastronomia, e do trabalho na rede de hotéis Windsor, passando pela rede de botequins “pés limpos” Informal, ambos no Rio de Janeiro, Marcella se especializou em atuar na área administrativa da gastronomia, fundando com amigos, em São Paulo, o premiado RUAA, que completa três anos e já brilha nos principais guias de comida gourmet de rua; e agora, recentemente, o Puro, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

A influência da família

Marcella Calvi Barros com a mãe Marilda, a irmã Rossana, e o avô Gino Calvi - o Rei da Noite de Barbacena

A veia de trabalhar com comida tem alguma referência do avô? Marcella nos conta que desde que nasceu frequentava o Gino's, e cresceu lá dentro. Mas nunca imaginou que seguiria a mesma carreira, no entanto, quando percebeu, já estava trilhando o mesmo caminho. A influência não foi explícita, porém está no sangue, e isso não tem como negar. Outra pessoa que influenciou a dinâmica empresária diretamente foi o seu pai, Maurício Barros, presidente do grupo empresarial Net Rosas, que para Marcella e todos que conhecem seu trabalho, é um exemplo de empreendedor, e por isso teve grande importância no caminho que sua filha resolveu seguir.

 

Marcella Calvi Barros com os pais Marilda e Maurício Barros e a irmã Rossana

O RUAA

Na carreira que pode parecer curta, mas já vem se desenvolvendo há alguns anos, um dos destaques é o RUAA, que surgiu de conversas entre amigos que trabalhavam na área gastronômica e que tinham a vontade de ter o seu próprio negócio. A ideia era mudar para São Paulo, porém na última hora omarido de Marcella, o administrador Felipe Médici, teve uma oportunidade de emprego irrecusável e o casal decidiu ficar no Rio, no entanto deram prosseguimento à sociedade ao projeto que hoje já completa seus três primeiros anos. O RUAA, que tem como conceito criar comidas de rua do mundo inteiro num tom informal, conseguiu uma das coisas mais difíceis, que é criar uma marca forte em São Paulo. 

O PURO

“Eu nasci numa família empreendedora, e vivi a criação da Net Rosas acompanhando o meu pai, então muita coisa aprendi e absorvi. Não deu outra, sempre quis trabalhar para mim, e com isso, através do Pedro, meu sócio e Chef, surgiu o Puro”, conta Marcella que nos concede entrevista via email, e dividida entre a equipe do Puro, do RUAA, os carinhos com sua cadela Rubi e o marido Felipe. E seguimos em frente: “Logo me encantei pelo projeto, pois traz a proposta de valorizar o produto brasileiro e os produtores locais, coisa que é bem comum na Itália e que aqui no Brasil acabamos por valorizar o que é de fora”, explica Marcella que nutre o gosto e o desejo pelo sucesso da gastronomia que enfatiza os produtos nacionais e suas inovações. “Precisamos mostrar que temos muita coisa boa aqui e fazer crescer a nossa economia, tornando ela sustentável”, sentencia a administradora que já é sucesso no meio gastronômico carioca.

O Puro tem como sócios a jornalista Sônia Bridi, os atores Rafael Cardoso e Rejane Alves, o Chef de Cozinha Pedro Siqueira, que comanda a gastronomia do Puro, e o nosso casal Marcella Calvi Barros e seu marido Felipe Médici. Todos já se conheciam, e foi uma questão de sinergia, de pessoas que queriam empreender num restaurante, e as ideias se reuniram e rolou o Puro.

“Desde o inicio queríamos fazer diferente e os dois pilares que sempre buscamos foi a gastronomia brasileira e a sustentabilidade, seja ela na utilização de materiais renováveis, da iluminação natural, reciclagem do lixo, como também a sustentabilidade na aproximação dos pequenos produtores, com insumos que chegam de fornecedores locais, alimentando a cadeia produtiva da região na qual escolhemos empreender”, conta Marcella, sempre animada e orgulhosa de seu projeto. E continua, “Dessa forma conseguimos trabalhar com o que há de mais fresco no mercado e em seu melhor momento. Todos saem ganhando! Assim que encontramos a casa, o conceito já existia e o fato de ela ser coladinha no jardim botânico foi perfeito, porque a natureza está muito presente trazendo uma energia incrível. Para aproveitar o visual, trabalhamos todo o projeto arquitetônico de forma que o verde natural fizesse parte da casa, integrando com o Jardim Botânico”.

Lugar antenado e bem frequentado no Rio de Janeiro, o Puro foi pensado para atender pessoas de todas as idades, e os sócios pensaram em todos os detalhes de forma que conseguissem agradar a todos. Mas principalmente o Puro está voltado para a clientela que quer viver uma experiência diferente, sair da correria do dia a dia e desfrutar de uma bela paisagem  e uma boa comida.

Olhando para frente, nossa ítalo-barbacenense Marcella Calvi tem dois focos: fortalecer a marca do Puro e continuar crescendo. Para atingir seus objetivos, as raízes italianas tiveram fator decisivo: “A cultura italiana teve forte influencia na minha formação, a me tornar a pessoa que sou hoje. Na Itália a gastronomia é considerada cultura e para os italianos não existe outra comida melhor que a deles. Essa valorização do que é nacional sempre foi a minha escolha, e isso sem dúvida alguma me levou até o Puro”.

Perguntamos a ela qual o conselho daria a jovens que sonham em ter seu próprio negócio e fazer sucesso com ele, e Marcella ratifica o clichê do “Não desista dos seus sonhos!” “Mas é pura verdade, a gente não pode desistir! Com certeza não será fácil, mas não desista!”

 

A família dos sócios do Puro Restaurante

Chef Pedro Siqueira e sua equipe recebendo a visita do renomado Chef francês Claude Troisgros

 

Os talentos da geração de Marcella

A geração daqueles jovens alunos da Fênix tem multiplicado a presença de jovens barbacenenses pelo mundo afora, dali surgiram vários empreendedores de sucesso que estão sendo notícia nas páginas virtuais do BarbacenaMais, e quando pedimos a Marcella que destaque um nome desta geração, ela cita o sócio-proprietário da Toys Talk, Marco Antônio Carvalho Júnior, empreendedor de sucesso internacional que recentemente teve a empresa selecionada pela Endeavor, empresa líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Marco Antônio,  colega de escola de Marcella, assim como ela é um dedicado empreendedor que está conhecendo o sucesso como resultado de muito trabalho, estudo e comprometimento.

 

E, finalizando nossa entrevista, Marcella faz questão de frisar a importância de sua família pelo apoio e pela confiança que sempre tiveram nela e no seu trabalho, e convida todos os barbacenenses a fazerem uma visita ao restaurante Puro, no Rio de Janeiro, e promete: “Garanto que será uma ótima experiência!”, finaliza a empresária.

 


 

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