O "Girafales" foi idealizado pela equipe Robozeus e faz sucesso no Nacional de Robótica
A equipe RoboZeus do Sesi Barbacena
O Festival Sesi de Robótica que está movimentando mais de 2 mil estudantes em Brasília, no Distrito Federal, já tem uma sensação que marcará a edição do ano de 2023: o robô Girafales, idealizado pelos integrantes da equipe Robozeus, do Sesi Barbacena. O Girafales se destaca em relação aos outro robôs da categoria First Lego League (FLL) por ser um robô que se movimenta com giros de 360º, realizando as mais difíceis missões com mais eficiência, agilidade e em menor tempo.
O BarbacenaMais aproveitou um intervalo de descanso entre as competições para conversar com o robotiquer do "Girafales", Leonardo Cúrsio Miranda, confira!
BarbacenaMais: Leo, agradecemos por nos reservar esse tempo. Nós gostaríamos de contar para os leitores do BarbacenaMais um pouco sobre esse robô que virou a grande sensação do Festival Sesi de Robótica 2023. Para começar, é importante que se entenda que a competição envolve vários segmentos importantes. Projeto de inovação, Design do Robô, Core Valoues e as competições da mesa formam o conjunto de notas que vão determinar os campeões do torneio e quais serão as seis equipes que irão participar do Mundial de Robótica em Houston, Estados Unidos, no mês de abril. Conta pra gente qual é o papel do Design do Robô dentro da competição:
Leonardo: Para entender como o design do robô funciona é preciso entender como a FLL funciona, nesta modalidade há uma nova temporada todos os anos, com essa temporada é divulgado um tema, sobre o qual as equipes precisam elaborar um projeto de inovação que resolva algum problema relacionado à área. De acordo com o tema da temporada, também é lançado o "Desafio do robô", onde as equipes tem que desenvolver um robô feito de peças lego que seja capaz de completar o maximo de missões possíveis dentro de um tempo de 2 minutos e 30 segundos. Sendo que o design da equipe também é avaliado em um momento separado da mesa, levando em conta não só a pontuação mas também o processo de desenvolvimento de todo o material criado. Sendo que o nosso robô, girafales, é um exemplo de robôs adequados para a competição.
BarbacenaMais: Nesta temporada vocês inovaram no design. Como surgiu a ideia deste robô? Quais as funções que o diferencia dos robôs convencionais da competição?
Leonardo: A ideia do robô 360/vertical surgiu na temporada passada, onde desenvolvemos um robô cartesiano (com uma superfície que move para cima e para os lados). Após percebermos que o potencial da parede vertical era limitado apenas pela extensão da parede horizontal, fizemos a seguinte reflexão: "e se a parede horizontal fosse um círculo em volta do robô? Aí seria como se tivéssemos quatro superfícies horizontais!". Após pesquisarmos, vimos que robôs com mecanismos 360º já existiam, mas nenhum deles conseguia realizar movimentos 360º e verticais ao mesmo tempo. Com isso, desenvolvemos nosso robô ao longo da temporada até criarmos o "Girafales", nossa 9ª versão do mecanismo 360º/vertical acoplado a uma base motora.
BarbacenaMais: No Regional de Minas Gerais vocês ficaram com a segunda posição? O que faltou para serem os campeões da categoria?
Leonardo: Sim, nos ficamos na segunda posição, mais específicamente, fomos nomeados para receber o prêmio de 2° lugar na área do Design do Robô, que é uma das três principais áreas na FLL. Nós não conseguimos o primeiro lugar pois, como foi dito por juízes que consultamos, não deixamos suficientemente evidente o funcionamento de alguns aspectos de nosso processo de criação e as metodologias que utilizamos.
BarbacenaMais: Você se inspirou em algum robô?
Leonardo: Sim. Na verdade, um dos robôs que serviram de inspiração foi um modelo construído pela equipe "rebel robotics". Apesar de eles terem utilizado um mecanismo 360º, tivemos que construir o nosso a partir do zero, pois o sistema de controle do robô ultilizado por eles (EV3) é diferente daquele pelo qual optamos (Spike Prime). Ademais, o mecanismo deles não possuía capacidades de se mover na vertical, sendo que essa parte é completamente inovação da nossa equipe!
BarbacenaMais: Quais as expectativas para o Nacional?
Leonardo: O simples ato de já termos chegado na etapa nacional é uma grande conquista, uma vez que isso simboliza que o esforço feito por nossa equipe já nos deixou no top 5 das equipes de Minas Gerais. No nacional, estaremos competindo com as melhores equipes de todo o Brasil, mas mesmo assim, estamos confiantes que iremos mais uma vez superar as expectativas e alcançar resultados extraordinários como já fizemos nessa temporada.
O GIRAFALES
![]()
O robô "Girafales" e o integrante da Robozeus
![]()
O robô "Girafales" da Robozeus: inovação em robôs construídos com a tecnologia Lego