A cerimônia aconteceu na noite do último sábado (11/09) durante apresentação do violinista Italiano, Baldini, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Seis alunos da Rede Pública Municipal de Barbacena foram homenageados e premiados, devido as suas classificações nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes e Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP). A cerimônia aconteceu na noite do último sábado (11/09) durante apresentação do violinista Italiano, Baldini, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Neste ano a OBA foi realizada de forma hibrida e tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens em astronomia, astronáutica e ciências. O intuito da Olimpíada é promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Já a OBMEP ocorre anualmente, desde 2005 em todo o país e é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Em Barbacena, foram premiados os seguintes alunos:
Escola Municipal Tony Marcos – aluna Samira Perpetua Sebastiana de Castro Adriana, recebeu a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2020.
Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale - aluno Guilherme Felipe da Silva, medalha de bronze da OBA.
Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale - aluno Gustavo Henrique da Silva, medalha de bronze da OBA.
Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale - aluna Samira Helena de Assis Ferreira Silva, medalha de bronze na OBA.
Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale - aluno William Samuel de Assis Ferreira Silva - medalha de prata na OBA.
Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale - aluno Wallison Expedido - medalha de prata e bronze nas olimpíadas brasileiras de matemática das Escolas Públicas (OBMEP).