11
11/11/2019

Publicidade

EDUCAÇÃO | Reflexos da formação superior na empregabilidade

Números apontam as vantagens que os profissionais graduados têm sobre os demais ao ingressarem no mercado de trabalho. Saiba +

Foto02

No cenário em que vivemos nos dias de hoje o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e, para conquistar um lugar neste mercado, são necessários diversos requisitos e uma formação qualificada, que ofereça diferenciais para o profissional sair na frente. Ter um curso superior pode ser um dos diferenciais que os gestores buscam no momento de uma contratação.

Além disso, o diploma de graduação é o primeiro passo para quem busca uma carreira de sucesso, um bom salário e reconhecimento em sua área de formação. Um curso de graduação proporciona mais que um diploma superior, as experiências adquiridas durante a fase acadêmica incluem trabalhos voluntários, a área de pesquisa e estágios, que são responsáveis por introduzir a vida profissional, com a parte prática aplicada aos ensinamentos adquiridos em sala de aula. 

Conexão que abre portas 

Ao buscar uma formação superior, você deve pensar além de ensino de qualidade e um diploma no final da graduação. Sua escolha deve envolver o investimento numa formação de qualidade e na preparação para uma carreira que irá torná-lo um profissional socialmente responsável e apto a acompanhar as evoluções e tendências do mundo moderno. Você deve buscar a convivência com profissionais e professores que promovam sua conexão com o mercado, através de orientações e indicações para vagas disponíveis e até para uma colocação antes mesmo da conclusão do curso superior, o que o aproximará ainda mais de uma possível ascensão rápida na carreira. 
 

Diploma reconhecido

O próximo passo é traçar um plano de atuação, e isso inclui, após a escolha do curso, fazer a opção pela instituição. Um dos principais pontos a serem observados no momento dessa escolha é se a instituição é reconhecida pelo MEC. Mas o que isso significa? Significa que seu diploma será um documento credenciado pelo Ministério da Educação, que é o órgão nacional responsável por garantir que a instituição em que você se formou tem condições de ofertar um curso superior de qualidade e que seu diploma terá validade em todo o território brasileiro.

Melhores oportunidades 

Foto03

Reflexos da formação superior na empregabilidade — Foto: UNIPAC 

É inegável que os melhores profissionais têm prioridade no preenchimento de uma vaga. E para compor o rol dos “melhores profissionais” é determinante a construção de uma carreira sólida e bem planejada, começando por um curso superior bem feito, em uma instituição de qualidade e com o aproveitamento de todas as oportunidades, que vão além da sala de aula. Seu crescimento no mercado de trabalho está ligado à sua capacidade de crescimento profissional e aos seus conhecimentos da área de atuação.

Aumento na remuneração

Quem quer ter um salário melhor deve garantir que sua qualificação esteja entre as melhores, por isso, é determinante se preocupar com os melhores resultados. Uma formação qualificada está diretamente ligada ao conhecimento que você conquistou e às habilidades que você adquiriu. Extraia de sua formação todo o conhecimento que puder; conteúdo, prática e informação também fazem parte de uma formação de qualidade e ajudarão na formação do profissional que você irá se tornar. Conecte-se com o que há de mais novo, busque as tendências do mercado e da área em que você irá se formar. Conheça as profissões e as áreas de ação que farão parte do seu futuro e aí, será só questão de tempo para você se tornar um profissional de sucesso. 

Segundo matéria publicada recentemente, no jornal O Globo, o Brasil é o país onde cursar o ensino superior aumenta mais as chances de empregabilidade e de ter salário maior. É o que mostra comparação feita pelo IBGE de dados brasileiros com os das nações que integram a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Enquanto uma pessoa com o diploma universitário no Brasil ganha 2,5 vezes mais do que alguém com ensino médio, a média na OCDE, para um conjunto de 46 países (36 membros + 10 afiliados), era de 1,6 vezes mais. Os dados são do relatório “Um Olhar sobre a Educação”, do organismo internacional, e integram a Síntese de Indicadores Sociais, divulgadas pelo IBGE.

Cursos com melhor posicionamento no mercado de trabalho atual

 
Foto05

Reflexos da formação superior na empregabilidade — Foto: UNIPAC 

Para quem pensa em ingressar nessas carreiras, os cursos mais indicados são: Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Psicologia, Direito, Odontologia, Engenharia e Administração, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia, entre outros.

Nesse contexto, investir em cursos de aperfeiçoamento e formações em nível superior é essencial, pois torna o currículo mais atrativo e o profissional mais qualificado, o que contribui para construir um perfil adequado para o mercado.

Como acertar na escolha do curso e da faculdade

 
Foto05

Reflexos da formação superior na empregabilidade — Foto: UNIPAC

A escolha de uma profissão não é uma decisão fácil. Esse é o primeiro passo para o seu futuro e determina a atividade que você irá exercer para o resto da sua vida. Por isso, é muito importante que você faça a opção por uma área que realmente goste e se identifique e, para isso, é necessário pesquisar muito e conhecer muito bem as oportunidades e possibilidades disponíveis naquela área, assim como as atividades práticas e tudo o que envolve essa atuação. 

O mercado é extremamente exigente e busca profissionais criativos e com condições de desenvolver sua profissão de formas variadas e que esteja pronto para atender às novidades e tendências que o mercado globalizado propõe.

Portanto, escolher a instituição em que você depositará sua confiança, seu tempo e dedicação para construir a sua formação superior não é uma tarefa simples. Para tomar uma decisão como esta é importante levar em consideração requisitos que no futuro terão um peso relevante em sua carreira profissional. Estudar em uma instituição que possui tradição em formar profissionais qualificados e socialmente responsáveis; que oferece benefícios e uma estrutura acadêmica adequada e que investe no futuro dos seus alunos é um diferencial determinante para o mercado.

Instituição com experiência, boa infraestrutura, excelente projeto pedagógico e renomada são fatores determinantes

 
Foto06

Reflexos da formação superior na empregabilidade — Foto: UNIPAC 

Na região da Zona da Mata e Alto Paraopeba existem boas opções que se enquadram nesse perfil. Exemplo disso é o grupo educacional FUPAC/UNIPAC, em Barbacena e Conselheiro Lafaiete, que já é uma referência, com a oferta de cursos em todas as áreas do conhecimento. Já tendo diplomado mais de 150 mil profissionais, o Grupo FUPAC/UNIPAC tem todo o know-how para oferecer uma educação moderna e altamente qualificada. A instituição está em permanente expansão e recentemente implantou também em Barbacena os cursos de Medicina Veterinária e Odontologia. Já em Conselheiro Lafaiete, Medicina Veterinária, vários cursos na área de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo se destacam. E agora amplia ainda mais o seu leque com a oferta de cursos na modalidade a distância.

A UNIPAC recebeu recentemente a visita da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) para credenciamento dos cursos na modalidade EaD. A comissão atribuiu à EaD UNIPAC a nota 5, conceito máximo no MEC. Na modalidade EaD serão ofertados inicialmente cinco cursos:

- Administração (Bacharelado)

- Pedagogia

- Cursos de Graduação Tecnológica em: Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Logística.

O grande diferencial que o aluno EaD da UNIPAC terá, além é claro de estudar em uma das poucas instituições educacionais do país com conceito máximo no MEC, será o fato de pertencer a uma instituição conhecida e de experiência comprovada, que está há mais de 55 anos no mercado educacional. 

Inscrições abertas

A UNIPAC está com inscrições abertas para o Vestibular 2020. Faça já sua inscrição através do site. O processo seletivo acontece por meio da prova tradicional, no dia 24 de novembro, ou pelo aproveitamento da nota obtida no Enem (2016 a 2019).

 
 
 
 
 
 
 
8053276

Barbacena:

- Administração

- Arquitetura e Urbanismo

- Biomedicina

- Ciência da Computação

- Ciências Contábeis

- Direito

- Educação Física

- Enfermagem

- Engenharia Civil

- Farmácia

- Fisioterapia

- Medicina Veterinária

- Nutrição

- Odontologia

- Pedagogia

 

- Psicologia

- Publicidade e Propaganda

Conselheiro Lafaiete:

- Administração

- Arquitetura e Urbanismo

- Ciências Contábeis

- Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

- Curso Superior de Tecnologia em Logística

- Curso Superior de Tecnologia para Sistemas de Internet

- Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Embarcados

- Educação Física

- Engenharia Civil

- Engenharia da Computação

- Engenharia de Controle e Automação

- Engenharia de Minas

- Engenharia de Produção

- Engenharia Elétrica

- Engenharia Mecânica

- Medicina Veterinária

- Pedagogia

- Psicologia 

8053279

Logomateria

 

REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.