19
19/07/2019
229 New Articles

Publicidade

Prefeitura e IF Sudeste mantêm parceria pelo Programa Mulheres Mil


Novas turmas terão inicio no próximo mês de setembro. Leia mais.

 

IF SUDESTE

Prefeitura e IF Sudeste mantêm parceria pelo Programa Mulheres Mil

Mulher

Com objetivo de propiciar às mulheres condições de inserção social, inclusão no mundo do trabalho, melhoria de renda e elevação da escolaridade e da autoestima, o Programa Mulheres Mil, inserido no Pronatec em 2013, vem sendo desenvolvido em parceria pelo IF Sudeste MG e a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec). Segundo o IF Sudeste, as novas turmas terão inicio no próximo mês de setembro.

O programa é divido em três pontos básicos: profissionalização, elevação de escolaridade e autoestima. No módulo do programa, são ministradas diversas aulas com o objetivo de informar e preparar as alunas para a vida profissional e social, como por exemplo, artesanato, saúde da família e da mulher, noções de direito, etiqueta à mesa, informática, prevenção de acidentes domésticos, psicologia, empoderamento da mulher.

A parte profissional é definida de acordo com o guia de cursos FIC do Pronatec, mediante levantamentos prévios de demanda da comunidade e possibilidade do Instituto. Já foram oferecidos os cursos de auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais, artesanato, auxiliar de beleza, preparador de doces e conservas, recepcionista e cuidador de idosos.

A elevação de escolaridade é feita por ciclos: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), preparando as alunas para a realização de provas de certificação.

Além disso são feitas também diversas atividades para elevar a autoestima das alunas, como palestras, dinâmicas, trabalhos em grupo e visitas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura, “O programa Mulheres Mil é uma grande oportunidade para as barbacenenses, pois dá a elas a oportunidade de se profissionalizarem, podendo, a partir daí, optar por ter uma renda alternativa para a família. E a Prefeitura realiza esta parceria com certeza de estar contribuindo de maneira efetiva com a melhoria da vida de nossas famílias”.

Segundo a pedagoga do IF do Sudeste MG, Adriana de Broutelles, “É possível perceber, portanto, que os objetivos estabelecidos no programa são em muitos aspectos atingidos, uma vez que essa melhoria na autoestima proporciona uma mudança interna que virá refletir em todas as áreas da vida dessas mulheres, principalmente nas questões que se referem ao convívio familiar, à possibilidade de se transformar em empreendedoras e se relacionarem melhor dentro do convívio social. Isso contribui no aumento da capacidade produtiva e econômica, pois muitas delas começam a ver nas ações comunitárias e na economia solidária, possibilidades de inserção e participação social”.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.