De volta ao centro, desfile de 7 de Setembro é assistido por milhares de barbacenenses

Com cerca de 5 mil participantes no desfile cívico-militar, evento levou milhares de barbacenenses à avenida Bias Fortes para comemorar o 7 de Setembro. Confira o álbum com mais de 600 imagens do evento.

Com organização a cargo da EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar que cuidou de todos os detalhes com apoio da Polícia Militar, Superintendência Regional de Ensino e Prefeitura Municipal de Barbacena, o desfile de 7 de Setembro do ano de 2017 já pode ser considerado um marco na comemoração cívico-militar que envolver cerca de 5 mil pessoas dentre militares, estudantes e outras categorias que participaram do desfile neste ano.

A mudança de endereço que trouxe de volta o desfile de 7 de Setembro para o centro da cidade foi elogiada pelo público e participantes. O palanque de autoridades foi instalado na descida da rua Getúlio Vargas e o desfile teve concentração de militares a partir da Rua 7 de Setembro e de estudantes a partir da região da Policlínica Maternidade e Pontilhão.

No palanque de autoridades, a presença do Comandante da EPCAr José Aguinaldo de Moura e sua esposa Shirlene, que chefiou a solenidade, o prefeito Luís Álvaro Abrantes Campos e sua esposa Margarida, o Comandante da 13 Região Militar Coronel Jesus Milagres, o Comandante do 9º Batalhão da PMMG Ângelo Pádua, o Delegado Regional Colimar Dias, o Comandante da 2a. Cia Ind. do Corpo de Bombeiros Nilson Finamor da Silva, o presidente da Câmara Municipal Odair Ferreira, juntamente com seu vice, o vereador José Jorge Emídio, dentre outras autoridades.

Com início previsto para as 9 horas da manhã desta ensolarada quinta-feira, o evento teve início pontual com a abertura da solenidade pelo Brigadeiro José Aguinaldo de Moura, Comandante da EPCAR, que convidou o público a cantar o Hino Nacional, e seguindo a revista da tropa teve início o desfile com a aguardada participação da Aeronáutica.

OS DESFILES

Neste ano, a banda de música da Aeronáutica se apresentou durante a apresentação da EPCAr, tocando em recuo durante a passagem dos alunos do PROFESP - Projeto Forças no esporte, que mantém cerca de 130 alunos do bairro Ipanema, seguidos pela apresentação do recém-fundado grupo de Escoteiros-do-Ar Guardião da Mantiqueira.

Seguindo a Aeronáutica veio o grupamento da 13ª Região Militar, cuja banda de música, sob a regência do Capitão Caloi tocou durante a passagem dos membros do Corpo de Bombeiros de Barbacena, Guarda Municipal e Agentes Penitenciários.

Após a passagem dos militares teve início o desfile estudantil com o Colégio Tiradentes, cuja fanfarra se apresentou para acompanhar escolas municipais e estaduais e dividiu o brilho espetáculo com a fanfarra dos alunos do Instituto Padre Cunha, que também ajudou a dar o ritmo e cadência que marcou os desfiles das escolas. A primeira escola a se apresentar foi o Centro de Educação Especial Maria do Rosário, seguido pelas escolas municipais Lions, Ines Piacesi, Camilo Gomes de Araújo, CAIC e Padre Sinfrônio de Castro.

A Escola Estadual Adelaide Bias Fortes foi juntamente com o Colégio Tiradentes da PMMG, foram as escolas que mais trouxeram alunos para a avenida. Diretores e professores da escola desfilaram vestidos de preto com uma camiseta onde se lia "Professores de luto e em luta". Em frente ao palanque das autoridades estenderam faixas com dizeres que mencionavam a desaprovação da classe em relação às reformas do governo federal e à corrupção. O público aplaudiu os professores por todo o percurso do desfile.

Após a Escola Adelaide, desfilaram as estaduais Padre Mestre Corrêa e Henrique Diniz, as escolas municipais José Felipe Sad e José Moreira dos Santos, a Escola Estadual São Miguel, a municipal Alberto Corrêa, as estaduais Dr. Theobaldo Tollendal e Escola Normal Embaixador José Bonifácio, as escolas municipais Dr. Martin Paolucci e Yayá Moreira,  a Escola Estadual Pio XI, a municipal Oswaldo Fortini, as estaduais Amílcar Savassi e Bias Fortes, a Escola Municipal Tony Marcos de Andrade, a Escola de Ensino Fundamental Anos Finais e Médios, o Colégio Estadual Professor Soares Ferreira e a Escola Estadual Dr. Alberto Vieira.

Finalizando os desfiles oficiais, os jovens participantes da Maçonaria através do Demoley e das Filhas de Jó.

Após as várias escolas e entidades, também passou pela avenida o grupo do SINTER - Sindicato dos Profissionais de Educação de MG, que ostentava cartazes e banners criticando as reformas, os salários atrasados da rede estadual de ensino, e pedindo o trânsito livre para estudantes em Barbacena.

Confira nas imagens de KATIA CILENE para o BarbacenaMais, momentos de destaque do desfile de 7 de Setembro de 2017.    Para visualizar a imagem em tela grande é só clica nas fotos!

Autoridades e movimento na avenida Bias Fortes

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/diversas{/gallery}

A EPCAR - com imagens do PROFESP e Escoteiros

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/epcar{/gallery}

A Polícia Militar

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/policia{/gallery}

Os Bombeiros militares

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/bombeiro{/gallery}

A Guarda Municipal

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/guarda{/gallery}

Os Agentes Penitenciários

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/agente{/gallery}

O Colégio Tiradentes e sua fanfarra

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/tiradentes{/gallery}

As escolas da rede estadual

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/escolasestaduais{/gallery}

As escolas da rede municipal

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/escolasmunicipais{/gallery}

O Instituto Padre Cunha e sua fanfarra

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/instituto{/gallery}

Demoley e Filhas de Jó, da Maçonaria

{gallery}imagens2/7deSetembro2017/filhos{/gallery}

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: