Solenidade militar e baile marcam a formatura da turma Odin da EPCAr

Veja aqui a cobertura do BarbacenaMais para um dos mais importantes acontecimentos do ano em Barbacena. 

MAIS UM ADEUS

Solenidade militar e baile marcam a formatura da turma Odin da EPCAr

Alunos seguem para a Academia da Força Aérea (AFA)

 

Clique na imagem e acesse o álbum com fotos da solenidade militar. Fotos: Kátia Cilene/BarbacenaMais

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) formou 158 alunos da turma 2014/2016, denominada “Odin”, que teve como primeiro colocado o aluno Samuel Andrade, que recebeu seu distintivo de formando das mãos de seus pais e do Coronel José Aguinaldo de Moura, Comandante da Epcar.  A maioria dos formandos deverá seguir carreira militar na Academia da Força Aérea. A Escola não prepara os jovens somente para serem futuros oficiais da Força Aérea Brasileira, mas também forma grandes cidadãos que ingressarão em outras carreiras.

Na solenidade estavam presentes autoridades civis e militares, entre elas o anfitrião Coronel José Aguinaldo de Moura, Comandante da EPCAR, o Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro que presidiu a cerimônia, e o Major- Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, atuais Diretor-geral e Vice-diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), o Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo; e do Subsecretário de Administração Financeira da SEFA, Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad, o desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada, representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Tenente Coronel Luiz Marcelo de Melo, comandante do 9º Batalhão da PMMG, o deputado federal Jair Bolsonaro, José Francisco Vidigal Silveira, representando a Prefeitura Municipal de Barbacena, dentre outros.

Em mensagem à turma Odin o Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica, destacou a importância da EPCAR na vida dos futuros oficiais da Força Aérea. "A EPCAR é uma instituição de Ensino que além de formar alunos no ensino médio e militar, ela tem a essência de ensinar os valores e deveres. Dediquem-se ao máximo e sejam profissionais de princípios e valores que nossa Pátria tanto precisa".

O aluno do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), Samuel de Almeida Andrade recebeu o prêmio de primeiro colocado do curso, com média global de 9,31. Ele agora segue para a AFA, onde durante quatro anos fará a preparação para se tornar um oficial aviador. Emocionado, o aluno Márcio Zanoni, também se prepara para o próximo passo: o ingresso na AFA. " Valeu muito a pena passar pela EPCAR. Aqui é a base do nosso futuro na FAB. Sou muito grato à Escola e sentirei muitas saudadades". Enfatiza o formando.  

Durante o evento houve a passagem do Estandarte da Escola, que é feita pelo Líder do Corpo de Alunos ao primeiro colocado do segundo ano. A solenidade foi encerrada com a formação do gládio alado feita pelos alunos que emocionou o público presente e a passagem das aeronaves T-27 em homenagem aos formandos.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar - CPCAR, realizado em Barbacena, compreende três anos equivalentes ao Ensino Médio do Ministério da Educação, abrangendo instruções nos campos científico e militar, ministrado sob o regime de internato. Classificada pelo Exame Nacional do Ensino Médio – Enem - como uma das melhores Escolas Públicas do Brasil, a Epcar oferece anualmente 180 vagas para uma média 13.000 candidatos no concurso de admissão, que é considerado um dos mais difíceis do país. 

 

O BAILE DO ADEUS

Com produção da Glória Eventos, atualmente a responsável pelas maiores festas de formatura das Forças Armadas, o baile do Esquadrão Odin 14 foi impecável. Evento planejado durante um longo período junto aos 158 formandos, e que teve sua produção iniciada em 30 de novembro, com 18 dias de intenso trabalho para transformar o Ginásio Charles Astor, na EPCAR, no palco do grandioso evento que reuniu 1700 convidados.

Logo à entrada do baile a recepção era feita pelo saxofonista Rodrigo Godoy tocando hits elegantes de jazz e MPB nas boas vindas aos convidados. O receptivo, enfeitado por arranjos elegantes de Richard Viol com assessoria de Elton Belo Reis, seguia pelas laterais da piscina num imenso corredor iluminado por velas e castiçais flutuantes. No grande salão de festas uma estrutura gigantesca contendo bares e ilhas espalhados com serviços de F&B elegantemente apresentados pelo Buffet Parthenon, que manteve taças e copos bem servidos ao longo de toda a festa e ainda apresentou um delicioso show cooking de massas e molhos para repor as energias da animadíssima banda que deu um verdadeiro show e manteve a pista lotada.

Soberano e imponente, Odin, considerado um mito da sabedoria, num trabalho de Fernando Rosa, presenciava do alto de uma escultura de cerca de oito metros as alegrias e emoções da noite que coroou a realização de 158 sonhos. 

Teve a tradicional valsa com as mães, com as namoradas ou amigas, o brinde entre os formandos e depois só festa com os dois ambientes que dividiram a atenção dos convidados: música ao vivo no salão de Odin e música eletrônica e funk (light) na boate. 

Uma festa inesquecível que recebeu os aplausos e cumprimentos de convidados especiais, formandos e suas famílias. Não poderia deixar de citar o projeto luminotécnico planejado pela Formassis que embelezou e empoderou o evento com um visual moderno e dinãmico.

Com todo nosso carinho, os agradecimentos à Glória Eventos pela confiança em nós depositada, e nossos melhores votos de muito sucesso e conquistas a todos os formandos.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS DO EVENTO.


Com os agradecimentos a Glória Eventos/Ten. Queli/EPCAR e alunos do Esquadrão Odin pela oportunidade de participarmos deste momento especial.

O portal BarbacenaMais tem o apoio da NETROSAS Internet.

 

 

 

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: