Festa comemora imigração italiana em Barbacena

Colônia italiana de Barbacena realiza a VI Edição da Festa Italiana, que movimenta a cidade entre os dias 13 e 19 de Abril

VI Edição 

Começa nesta semana a VI Festa Italiana de Barbacena, que inicia com a gastronomia de 13 a 17 de abril, nos restaurantes Panela de Minas, Tulha Du Chefe, Gino’s il Candelabro, Antonino´s e Cantina Pavarotti. A programação continua no campo do Grêmio, na Colônia Rodrigo Silva, de 17 a 19. No sábado, dia 18, será realizada a abertura oficial do evento, às 16 horas, e na parte da noite show com a Banda Volare. No domingo, 19, será celebrada uma missa campal às 10 horas. O Grupo de Dança Folclórica Tarantolato fará apresentações às 12 e às 15 horas. Nas barracas almoço com pratos típicos. A festa encerra com o baile que ficará sobre a animação da banda Volare.

Os últimos detalhes do evento foram definidos em reunião da nova diretoria da Casa D’ Itália e representantes da Prefeitura Municipal, União Comunitária de Barbacena (UCB), Associação Comunitária da Região Sudoeste de Barbacena (Acresb) e a Associação dos Moradores do Bairro Romam (Ambra), realizada na última terça-feira, dia 7. A festa será em comemoração aos 127 anos da Constituição da Colônia Rodrigo Silva e da imigração italiana em Barbacena. Atualmente em Barbacena residem aproximadamente mil famílias de origem italiana. Algumas fotos dessas tradicionais famílias estarão expostas no dia da feira.

Casa D’Itália

Atualmente administrada por Luciano Ferreira Carvalho, tem como objetivo para 2015 a construção da nova sede da associação e também auxiliar os descendentes Italianos que moram em Barbacena e que almejam o reconhecimento da cidadania italiana, a facilidade de entrar com as documentações necessárias por meio de despachantes, ajudando essas famílias no processo e facilitando assim todo esse tramite. A ideia é manter a cultura italiana viva na cidade, sempre fomentando informações, eventos culturais e festas.

Para dar continuidade aos projetos, a Casa D’Itália está à procura de famílias interessadas em se associar, arrecadando dinheiro para as ajudas de custos. O valor é de 150 reais ao ano (seria 10 reais ao mês, o que totaliza 120 reais e os 30 reais restantes, seriam para a compra da camisa da Festa Italiana de cada ano).


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: