1º de setembro, em Barbacena, será dedicado à comemoração do Dia da Beata e Serva de Deus Isabel Cristina, no entanto, a data não será feriado municipal na cidade
Primeiro de setembro é a data em que se comemora oficialmente o Dia da Beata e Serva de Deus Isabel Cristina em Barbacena, comemoração oficial dentro do calendário de eventos do município. A lei é de autoria do vereador Flávio Maluf e foi promulgada pelo prefeito Carlos Dú. Apesar da relevância da data, a lei não prevê feriado municipal e fica a critério da administração pública a decretação de ponto facultativo.
O projeto inicial previa o feriado, mas o município já tem os quatro feriados religiosos previstos pela Constituição: Corpus Christi, Sexta-feira da Paixão, Dia da Padroeira Nossa Senhora da Piedade (15 de setembro) e Dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). De acordo com a Lei Federal 9.093/95, artigo 2º, "São feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão."
Curiosidade é que o feriado de Corpus Christi, marcado pela contagem de 60 dias após o carnaval, não é feriado nacional, ficando a cargo de estados e municípios a definição. Entretanto, se não há legislação local sobre a data, esta é considerada ponto facultativo.
Desta forma, o dia 1º de setembro, em Barbacena, será dedicado à comemoração do Dia da Beata e Serva de Deus Isabel Cristina, no entanto, a data não será feriado municipal na cidade.