DTCEA-BQ comemora seu 71° ano de ativação

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena completa 71 anos de atuação com 100% de conformidade em inspeção da ASOCEA 

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ) completou, no dia 14 de outubro, 71 anos de atuação na execução, eminentemente descentralizada, das atividades operacionais, técnicas e administrativas, diretamente vinculadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), na área definida como de sua responsabilidade. Para celebrar a data, o efetivo do Destacamento se reuniu com autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), no auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em solenidade militar comemorativa e presidida pelo Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, Comandante da Escola. 

 O Destacamento desenvolve, dentro outras, as seguintes atividades: serviço de informações aeronáuticas, meteorológicas e de telecomunicações e administração, controle e manutenção da estação de apoio ao controle do espaço aéreo de Varginha (MG), com onze frequências do centro Brasília (DF) e cinco do centro Curitiba (PR). Devido ao atual período de pandemia, as comemorações deste ano não contaram com a realização do tradicional Encontro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assistência Social (ENPATEAS), que tem como objetivo conscientizar os militares e servidores civis da Guarnição de Barbacena sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes e, também, acerca do Serviço de Assistência Social da Aeronáutica, através de palestras com temas relacionados ao objetivo do Encontro. 

Comandante do DTCEA-BQ, o Tenente Mauro Evangelista da Silva, em seu discurso, agradeceu aos representantes das Unidades presentes pelo apoio recebido durantes estes anos e destacou o elevado grau de profissionalismo e comprometimento de todo o efetivo que atuaram nestes 71 anos de existência do Destacamento, resultando nos altos índices obtidos nas inspeções a que o Destacamento se submeteu. “Meu agradecimento especial a todo o efetivo do DTCEA-BQ, meritórios guerreiros, responsáveis pela qualidade e pelo alto nível dos serviços aqui prestados, comprovados através da Inspeção da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), onde obtivemos, pela primeira vez, 100% de conformidade. Vocês hoje representam tantos outros que, nestes 71 anos de ativação deste Destacamento, honraram, pelos seus esforços e dedicação, a exitosa história deste Destacamento. Tenham a certeza de que pela eficiência dos seus trabalhos, vocês engrandecem o nome do DTCEA-BQ, contribuindo, com excelência, para o cumprimento da nobre missão da Força Aérea Brasileira (FAB): controlar, defender e integrar”, discursou. 

O Destacamento de Barbacena possui sua subordinação vinculada ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), sediado em Brasília. Durante a solenidade, foi cantado o Hino Nacional e premiados o “destaque profissional” e o “graduado padrão” do ano de 2020, prêmio concedido aos integrantes do efetivo do DTCEA-BQ

que se destacaram na execução de suas atividades. Há cinco anos atuando no Destacamento, o Cabo Leonardo Guilherme Ferreira foi homenageado e disse estar feliz pelo reconhecimento de seus pares de trabalho por haver sido contemplado com esta premiação. “É muito bom saber que o efetivo tem esta visão do meu trabalho, da minha dedicação diária na execução das minhas atividades e que sou reconhecido pelo que faço. Tenho sempre em mente de sempre me dedicar ao máximo e fazer o meu melhor. Esta premiação me engrandece e me motiva a trabalhar sempre melhor”, destacou. 

“Parabenizo a todos vocês pelo empenho, pela dedicação e pelo trabalho sério que executam diariamente, nesta nobre missão de contribuir para o controle de nosso espaço aéreo. Saibam que a participação de cada um é fundamental para que as aeronaves possam realizar voos seguros e, obviamente, com isso, enaltecemos o nome da Força Aérea nos cenários nacional e internacional”, disse o Brigadeiro Silva Mendes, se dirigindo ao efetivo do Destacamento presente na solenidade.

]


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp