06
06/04/2020

Publicidade

IF Sudeste MG desenvolve site para ajudar empreendedores durante a crise

Profissionais e estudantes dos departamentos acadêmicos de Ciências Gerenciais e de Ciência da Computação se uniram para desenvolver o projeto “Mãos Dadas”. Eles criaram uma plataforma virtual em que o consumidor poderá adquirir os produtos diretamente do produtor. SAIBA + 001 IF Rio Pomba

Isolamento social não precisa significar abandono da economia local. A equipe do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba busca soluções para minimizar os impactos junto aos produtores e comerciantes da região neste momento de afastamento por conta da pandemia do Coronavírus.

Profissionais e estudantes dos departamentos acadêmicos de Ciências Gerenciais e de Ciência da Computação se uniram para desenvolver o projeto “Mãos Dadas”. Eles criaram uma plataforma virtual em que o consumidor poderá adquirir os produtos diretamente do produtor.

“Neste momento de crise, não só de saúde, mas crise econômica também, nossa formação nos permite ter uma visão além do horizonte. O impacto dessa crise, principalmente para as pessoas de baixa renda, vai ser muito grande. A intenção é criar ferramentas para que este pequeno produtor não fique totalmente sem renda, que ele tenha algum auxilio para estar negociando seu produto”, explica o idealizador do projeto, professor Bruno Olher.

Conheça o site

Nesta primeira fase, a equipe está cadastrando os produtores e comerciantes da região que tenham o interesse em utilizar a plataforma. O registro está sendo feito por um questionário on-line. Em seguida, membros da Know How Empresa Júnior de Administração entrarão em contato para colher mais informações. Os dados são repassados para os integrantes da EmComp Empresa Júnior de Ciência da Computação, que os utiliza para a implementação da plataforma.

Faça aqui o cadastro

Plataforma

No site, o consumidor escolhe a cidade e, em seguida, o segmento, como “Frutas, legumes e verduras” ou “Produtos e serviços”. Na tela seguinte, aparecerá a lista dos comerciantes. O consumidor terá a opção de entrar em contato com o vendedor por ligação ou por mensagem de WhatsApp. A ideia é que eles negociem diretamente sobre quais produtos serão consumidos e como será feita a entrega.

Acesse o site

Produtores e comerciantes

Kelly Cerqueira vende cupcake nas ruas de Rio Pomba e recebe encomendas de bolos de festas Mas, com o isolamento social, as vendas diminuíram consideravelmente. Ao conhecer o Mãos Dadas, foi uma das primeiras a se cadastrar. “A verdade é que quem sofre mais com o isolamento somos nós, pequenos comerciantes, aqueles que vão de porta em porta como eu.A ajuda do projeto será de extrema importância. Acredito que irão aumentar significativamente minhas vendas com a divulgação que irão fazer. Sou estudante do IF e fico muito feliz de ver que esse projeto não ajudará só a mim, mas a muitos comerciantes”.

Quem também está se sentindo beneficiado é o produtor e comerciante Ronaldo Quintão. Ele vende legumes e verduras. “Eu tenho feira em Rio Pomba e o pessoal está quieto, comprando menos. A gente está meio isolado neste momento. Divulgando pode ser que apareçam mais consumidores”.

Participação

Os estudantes envolvidos no projeto estão empolgados com a possibilidade de ofertar uma solução para a comunidade a partir dos conhecimentos obtidos nos cursos de graduação. “A importância é trabalhar junto e também contribuir para que os pequenos produtores e comerciantes não sejam impactados diretamente”, ressalta o estudante do curso de Ciência da Computação e membro da EmComp, Jesus Felipe Candian Silva.

“Nossos colaboradores estão se empenhando ao máximo para que tudo seja feito com eficácia. Estamos muito felizes com essa oportunidade de, em meio a um problema tão grave de saúde, poder contribuir de alguma forma com os pequenos produtores e comerciantes locais que, inevitavelmente, serão afetados pelas medidas de prevenção. Como aluno, a sensação de poder ser útil em meio a tudo que estamos vivendo, mesmo que com pequenos gestos, é gratificante”, completa o estudante de Administração e vice-presidente da Know How, Krystian Alemberg.  


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


X