Café da manhã equilibrado previne diabetes e doenças cardiovasculares

A refeição além de dar mais disposição, ajuda a evita excessos e consequentemente o sobrepeso. Saiba +

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Responsável por conceder a energia necessária para a realização das atividades diárias, a refeição também mantém a pessoa alerta, disposta e com o metabolismo funcionando bem durante a noite, para que o corpo consiga descansar, o metabolismo se torna mais lento e a partir do desjejum, volta ao funcionamento normal. Um estudo da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, constatou que pessoas que pulam o café da manhã, tendem a beliscar mais durante o dia e principalmente à noite, o que pode favorecer o exagero de comida e consequentemente resultar em ganho de peso, inflamação e resistência à insulina favorecendo assim a diabetes e doenças cardiovasculares.

A especialista em Nutrição e Educação Física Sue Lasmar aponta que para que o café da manhã cumpra seu papel, ele precisa ser completo, rico em proteínas, minerais, vitaminas e carboidratos. "Comer bem durante a manhã evita que haja exageros na hora do almoço pois, ajuda a prolongar a sensação de saciedade", explica. Sue Lasmar aponta ainda que pular essa refeição também atrapalha o processo de emagrecimento. "Ao ficar sem comer, o corpo começa a fazer reservas de gordura e dificulta o ganho de massa muscular", garante.

O que comer?

Mamão papai: Rico em fibras, essa fruta ajuda a fazer um desjejum correto, além de ser rico em vitamina C. Leite Desnatado: Com uma concentração baixa de gordura, o leite supre as necessidades de cálcio diárias. Cereais e pães: Opte por integrais, que fornecem fibras e antioxidantes para a dieta. O consumo também garante o bom funcionamento intestinal e previne doenças. Ricota: Além de não ter altos teores de sódio, o queijo é rico em cálcio, vitaminas A, B, D e E, e outros minerais como zinco e iodo. Frutas ou sucos de fruta naturais: fonte de vitaminas e minerais. O ideal é evitar colocar açúcar.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: