05
05/12/2019

Publicidade

Asas de Barbacena: Papa-taoca-do-sul ou papa formigas é avistado em Desterro do Melo

Ave comum na vegetação mais baixa das matas e capoeiras das regiões Sul e Sudeste do Brasil, além do estado da Bahia. É diretamente associada a existência das formigas. Leia mais...

 001 Asas De Barbacena Papa3

Ave comum na vegetação mais baixa das matas e capoeiras das regiões Sul e Sudeste do Brasil, além do estado da Bahia. É diretamente associada a existência das formigas de correição (taocas na língua tupi-guarani) designação comum dada a diversas espécies de formigas altamente predatórias e nômades (não formam colônias permanentes ou formigueiros) e que percorrem o solo da mata aos milhares atacando a vegetação e todos os insetos e pequenos animais no caminho. A Papa-taocado-sul é uma das espécies de ave que costuma seguir estas formigas, pelo chão ou pulando nos galhos baixos para devorar as formigas ou os insetos que elas afugentam. 

 

A presença desta ave é uma boa indicadora da presença destas formigas numa área. O Papa-taocado-sul macho (foto) é todo preto com duas linhas brancas nas asas e a fêmea é marrom com cauda preta; ambos tem olhos vermelhos muito vivos. Percorrem o subbosque da mata no máximo em casal, não acompanhando bandos mistos.

 

Faz seu ninho em forma de uma bola sobre o solo, com folhas e raízes secas. Apesar de a espécie ter sido observada ou ouvida várias vezes em Barbacena e não se mostrar muito tímida, o seu comportamento inquieto e nervoso e o hábito de se deslocar muito próxima ao solo e quase sempre entre os ramos não permite registros fotográficos muito fáceis, sendo um bom desafio para o observador. A fotografia acima é de um macho adulto que foi observado no município vizinho de Desterro do Melo quando atravessou uma área aberta na mata seguindo uma trilha de formigas. Conheça mais sobre as aves da região no site Asas de Barbacena.

 

Por Wagner Rocha de Oliveira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.asasdebarbacena.com.br

 

Via - Diego Cobucci Jornal Expresso


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.