20
20/03/2019

Publicidade

7 passos para organizar de vez sua vida financeira em 2019


Organizar a sua vida financeira deve ser uma das suas metas em 2019, certo?

Banco Inter 04 01 2019Até porque é difícil encontrar alguém que nunca se comprometeu com as próprias finanças quando a virada de ano se aproxima. Mas difícil mesmo é cumprir a promessa. Falta organização, planejamento e uma visão completa das suas despesas? A gente te ajuda com algumas dicas simples, que precisarão entrar na sua rotina neste ano novo.

Comece o ano fazendo uma análise financeira de 2018: minha renda ficou estável? Aumentou ou caiu ao longo do ano? Quanto eu ganhei e quanto eu gastei nos últimos meses? Quais eram meus planos financeiros para 2018? Quantos deles eu realizei? Essa retrospectiva é fundamental para começar o seu planejamento e vai te ajudar a se preparar para 2019 e, claro, estabelecer suas próprias metas. Depois de fazer sua "retrospectiva financeira", é importante seguir alguns passos que vão te ajudar a se organizar melhor e tirar os planos do papel.

1 - Utilize uma planilha de controle financeiro: Uma planilha bem feita pode te dar a visão completa dos seus ganhos e gastos. Além disso, será uma aliada para todos os meses do ano. Uma boa opção é organizar a sua planilha com os doze meses do ano e colocar um campo como "salário" ou "renda mensal", para detalhar futuramente. Não se esqueça de incluir o campo "renda extra" caso faça parte da sua realidade. Baixe aqui gratuitamente um modelo de planilha.

2 - Faça um controle financeiro impecável: É importantíssimo conhecer todos os seus ganhos, mas também todos os seus gastos, todos mesmo. Considere as despesas fixas todos os meses, mas também lembre-se de anotar todos aqueles gastos do cotidiano que consomem o seu dinheiro: a água que compra no meio da tarde, um lanche e outros. Costumamos gastar muito dinheiro com pequenas despesas e depois nos esquecemos delas. Conhecer os seus gastos vão te ajudar a realizar todos os seus planos.

3 - Mantenha o controle financeiro ao longo do ano: Lembre-se de seguir controlando suas finanças ao longo do ano e sempre recorrer à sua planilha para anotar tudo. Além disso, faça um acompanhamento do mês anterior para ver onde está gastando mais, como encerrou o mês, se conseguiu poupar dinheiro ou se fechou o período no vermelho. Essa visão mês a mês poderá te ajudar a controlar o seu orçamento e também contribui para que você alcance seus planos. Além de ter uma visão mais completa das suas contas, você vai perceber como essa atitude vai te deixar mais tranquilo financeiramente e com a sensação de "dever cumprido".

4 - Conte com o seu 13º para equilibrar as contas: Se você ainda não gastou todo o seu 13º salário para as compras, use-o para iniciar o ano sem sufoco. Esse dinheiro pode te ajudar a antecipar as despesas com IPVA, IPTU e material escolar das crianças sem se endividar e ainda permite que você reserve tempo e dinheiro para começar a poupar ou investir em 2019. Caso ainda tenha alguma dívida, também poderá utilizar o dinheiro para iniciar.

5 - Lembre-se ao longo do ano dos seus planos e metas: Quer trocar de carro? Comprar outro apartamento? Fazer uma viagem? Lembre-se de poupar o valor determinado todos os meses. Uma boa alternativa é escolher um produto de investimento para fazer o seu dinheiro render mais e o seu plano ser realizado mais rápido. Uma dica legal é pensar no valor a ser poupado como uma conta a ser paga todos os meses.

6 - Informe-se sobre economia e finanças: Há muita informação sobre educação financeira disponível na internet e elas podem te ajudar a criar maior consciência sobre suas finanças. Várias pessoas gravam vídeos com dicas importantes que te ajudam a planejar melhor a sua vida financeira. Um dos canais para você ter mais informações sobre os nossos produtos são as redes sociais. Por elas, você descobre em quais produtos investir e tem acesso a dicas que vão te ajudar a olhar as suas finanças com outros olhos.

7 - Guarde dinheiro: Com planejamento e foco, dá para juntar mais dinheiro do que você imagina em um ano. Em uma das nossas matérias mais lidas, ensinamos como economizar R$ 6.890,00 em um ano com o Desafio das 52 semanas. Você economiza um valor por semana e no fim dos 365 dias terá guardado quase R$ 7 mil. Relembre aqui.

Essas dicas podem te ajudar a transformar seu olhar para sua finanças e fazer um planejamento possível de ser realizado. Assim você organiza melhor suas contas e terminará o ano de 2019 mais tranquilo financeiramente. Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de todas as facilidades e produtos oferecidos pelo Banco Inter, que também vão colaborar para você manter a sua vida financeira organizada no ano novo.

Informações: Banco Inter.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.