18
18/11/2019

Publicidade

Reinauguração da sede da Associação Médica de Barbacena é nesta quinta-feira (29)

Obras de revitalização serão inauguradas amanhã (29), a partir das 20h, no bairro Serra Verde. Saiba Mais...

001 AMBaA Associação Médica de Barbacena (AMBa) realiza às 20h desta quinta-feira (29), a solenidade de entrega das obras de revitalização da sua sede. O local fica na rua Heider Pereira Teixeira, número 125, no bairro Serra Verde.

De acordo com Arinos Brasil Duarte Filho, médico otorrinolaringologista e atual presidente da AMBa, será inaugurada também a galeria dos ex-presidentes.

MAIS+

SOBRE A ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE BARBACENA

Fundada em 1952 e filiada à Associação Médica de Minas Gerais, a Associação Médica de Barbacena (AMBa) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, que congrega os médicos de Barbacena e microrregião, tendo por objetivo a promoção de atividades associativas, científicas, sociais e culturais, bem como defender os interesses de seus associados.
A AMBa alberga o Centro de Memória “Belisário Pena”, que estuda a história das Ciências Médicas de Barbacena e região.

A reunião da fundação da AMBa ocorreu em 16 de fevereiro, às 14h, na Escola Preparatório de Cadetes do Ar (EPCAr), com a finalidade de elaboração e aprovação dos Estatutos, e eleição da primeira diretoria. O convite foi feito a médicos, dentistas e farmacêuticos da cidade.

A iniciativa foi do major – médico da Aeronáutica, Wilson de Oliveira Freitas, que, usando a palavra, afirmou que o objetivo do encontro era o de congregar médicos, dentistas e farmacêuticos para a fundação da Associação Médica de Barbacena, como filiada da AMMG.

A seguir, o médico Júlio Fagundes Vargas contra-argumentou dizendo que, em conformidade com os Estatutos da AMMG, os dentistas e farmacêuticos não poderiam fazer parte da nascente associação, sugerindo que os mesmos criassem uma sociedade própria, podendo suas reuniões serem realizadas em conjunto com as dos médicos.
O então diretor do Centro de Saúde de Barbacena, José Teixeira e Silva, ofereceu um salão da entidade para as futuras sessões da AMBa.

A primeira diretoria da AMBa, encabeçada pelo presidente Galdino Abranches Filho, tomou posse em 8 de março de 1952.

 

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.