EPCAR homenageia Santos-Dumont com exposição virtual

O passeio virtual mostra a história da vida, cartas, fotografias e objetos pessoais do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), preparou uma homenagem para celebrar o 148° aniversário de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, Santos-Dumont.

A Exposição Virtual do Acervo Histórico do Museu Cabangu foi idealizada para que a sociedade possa conhecer mais de perto a vida pessoal de Alberto Santos-Dumont. Durante o passeio virtual o usuário poderá visitar os cômodos da casa onde Santos-Dumont nasceu em 1873, conhecer os objetos pessoais, visualizar as fotografias históricas, a mobília original, réplicas de invenções, dentre outras curiosidades.

“Esperamos que essa iniciativa sirva para disseminar ainda mais a vida e a obra inestimável desse grande brasileiro. Agradecemos à Fundação Casa de Cabangu e à Prefeitura de Santos Dumont, nossas parceiras na gestão desse projeto”, destacou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes.

O Museu Cabangu guarda a memória de um dos maiores inventores do país, por isso deve ser cuidado com todos os materiais que nele estão.

A responsabilidade da manutenção do Museu é dividida entre a Fundação Casa de Cabangu, que toma conta do acervo; a Prefeitura do município, que provê recursos para manutenção dos funcionários; e a FAB, por meio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que é responsável pela proteção e manutenção do local.

A exposição pode ser acessada pelo site: https://www2.fab.mil.br/cabangu/ Museu Santos-Dumont Localizada dentro do Parque Cabangu, no alto da Serra da Mantiqueira, a construção da casa é datada do final do século XIX.

Foi residência de mantenedores da ferrovia e, de 1872 a 1875, abrigou a família do engenheiro Henrique Dumont, pai de Santos-Dumont, que tinha a missão de empreender a construção do prolongamento da atual Estrada de Ferro Central do Brasil.

A casa térrea fica numa pequena elevação, à beira de um lago. Ela possui uma área construída de 187,89 m² e tem influência arquitetônica colonial. Em 1973, foi transformada no Museu Casa Natal de Santos-Dumont. Fonte: CECOMSAER, por Tenente Raquel Alves Fotos: Sargento Domingos


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: