18
18/10/2019

Publicidade

EPCAR | Alunos prestam compromisso ao Código de Honra

Componentes do Esquadrão Sabre, que formam a tropa mais jovem da Força Aérea, assinaram o livro e ratificaram o compromisso. Saiba mais...

001 EPCAR Codigo2

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), é uma escola militar de ensino médio e nos últimos setenta anos vem cumprindo sua missão de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), que, além da formação acadêmica e militar, também desenvolve um trabalho de formação e valorização do caráter em seus militares, pautando por valores de honestidade, verdade, justiça, dentre outros.

Na manhã desta sexta-feira (04/10), os alunos do Esquadrão Sabre prestaram o compromisso ao Código de Honra, em cerimônia ocorrida no pátio de formaturas da Escola.

Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, a solenidade contou com a presença de professores civis e militares, convidados e familiares dos compromitentes, integrantes do 1° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

O ponto máximo do evento ocorreu com a assinatura do livro da Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (CPFV), ato oficial que os alunos realizam, deixando registrado o compromisso com o Código de Honra, na oportunidade onde também foram apresentados os novos membros do Conselho.

Assinaram o livro, o Brigadeiro Bellintani, a coordenadora do corpo docente da Escola, professora Aline da Costa Nascimento, o Presidente do Conselho de Honra, aluno Gabriel Max de Assis Pereira, do 3° ano, e o primeiro colocado do Esquadrão Sabre, aluno João Victor Lacerda de Oliveira, que comentou sobre a responsabilidade do ato que participaram. “Para mim, a parte mais importante do CPCAR é aquela em que há a contribuição para a formação do nosso caráter e isso realmente fica na nossa vida, sendo um grande legado deixado a nós por esta Escola. Vejo que há uma preocupação muito grande de todos os militares para a formação e valorização de nosso caráter e, hoje, assumimos um compromisso com a nação, com a sociedade e a si próprios, de que nos comprometemos com a verdade, com a honestidade e com a justiça,” concluiu.

Para o Major Aviador Joubert de Almeida Portes, Comandante do Esquadrão Sabre, este ato prestado pelos alunos perante o Estandarte da Escola é de muita significância para a vida pessoal e profissional dos alunos e deverá ser sempre lembrado por eles, em todos as etapas da carreira. “Desejo que este momento seja personificado na vida de cada um dos alunos. Que eles pratiquem o juramento há pouco proferido, seja na vida militar ou na vida pessoal, fazendo com que estas palavras não tenham sido ditas em vão, se tornando, verdadeiramente, grandes cidadãos na construção de uma sociedade almejada por cada um de nós”, afirmou.

Durante o seu discurso direcionado aos alunos compromitentes, o Comandante da EPCAR destacou que a data não é apenas uma festividade, mas simboliza um marco importante na vida do aluno do CPCAR. “O juramento que prestaram é sério e abrangente e visa mais do que o cumprimento de uma prescrição regulamentar. Pretende, antes de tudo, produzir na consciência de cada um, uma linha de conduta e um lema de vida voltado para os valores morais de nossa sociedade, item tão carente nos dias atuais. O que acabaram de jurar faz com que assumam a vocês próprios um compromisso para que atitudes contrárias as que foram aqui declaradas não sejam toleradas no nosso ambiente”, discursou o oficial-general.

Durante a formatura foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e, também, entregues os distintivos aos novos integrantes do Conselho de Honra do Esquadrão.

O encerramento foi marcado com o desfile da tropa composta por alunos do CPCAR e comandada pelo Tenente Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi, Comandante do Corpo de Alunos da EPCAR, em continência ao Comandante da Unidade.

CÓDIGO DE HONRA

001 EPCAR Codigo Honra

A partir do momento que o bradam, os alunos passam a ter o dever de agir com conduta ilibada, sendo responsáveis por manterem o mais elevado senso de comprometimento com os preceitos definidos por esse código.

O momento é único e deixa marcas na vida de todos que por aqui passam. São valores a serem praticados por todos os cidadãos, pois, não há como credibilizar atitudes que se manifestem sem honestidade, verdade e justiça.

A Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores - CPFV - tem como inspiração a estrutura do código de honra da academia militar de West Point (EUA) e é pautado em três valores fundamentais: “aprender para liderar”, “servir por ideal” e “dignidade acima de tudo”. Estas três expressões tem como objetivo resumir e edificar em curtas frases os valores defendidos pelo Estatuto dos Militares, tornando óbvio ao efetivo a inspiração de uma postura que venha a contribuir no processo de formação.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.