19
19/07/2019

Publicidade

Dia do Especialista de Aeronáutica é celebrado na EPCAr


Na solenidade, foram agraciados militares com a Medalha Bartolomeu de Gusmão e Medalha Militar de Tempo de Serviço. Saiba mais...

001 DiadoEspecialista

0001 Legenda Militares condecorados no Dia do Especialista. Foto: EPCAR/Divulgação

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi comemorado, na manhã de hoje (25/03), na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), com a realização da tradicional solenidade militar. Presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Coronel Aviador Mauro Bellintani, a cerimônia contou com a presença de autoridades locais e servidores civis, além de todo o efetivo das unidades que compõe a Guarnição.

Na oportunidade, cinco militares foram agraciados com as Medalhas Bartolomeu de Gusmão e Medalha Militar de Tempo de Serviço. O Especialista de Aeronáutica é o profissional que tem a nobre missão de fornecer o suporte necessário para a atividade-fim da Força Aérea Brasileira (FAB). São eles os responsáveis por diversas atividades de caráter geral e especializado, sem as quais, seria impossível administrar a complexa gama de rotinas que caracteriza a vida das instituições castrenses no mundo atual.

Oficial especialista mais antigo da Guarnição, o Capitão Especialista em Serviços Administrativos Márcio Lúcio de Oliveira, foi o Comandante da Guarda de Honra e afirmou o orgulho em participar ativamente na solenidade que celebra o seu quadro. “Sinto-me orgulhoso pois, como oficial especialista mais antigo da Guarnição, tive a oportunidade de comandar a Guarda de Honra nesta marcante solenidade. Foi um momento inesquecível, ainda mais com a presença da minha esposa e do meu filho prestigiando a cerimônia”, concluiu.

“Hoje, no Dia do Especialista, sinto-me honrada e agradecida em ser condecorada com a Medalha Bartolomeu de Gusmão. Vejo como um reconhecimento pelos anos de dedicação e esforço através dos serviços prestados à Força Aérea Brasileira”. Com estas palavras a Primeiro Sargento Especialista em Administração, Paula Rodrigues da Silva, pertencente ao efetivo da EPCAR, descreveu toda a sua emoção em ser condecorada com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, emoção esta que pode ser compartilhada com a presença do pai, da irmã e do pequeno Davi, seu filho de apenas 1 ano de idade.

Militar pertencente ao efetivo do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), o Segundo Sargento Especialista em Eletromecânica, Maurício Leandro dos Santos Andrade, foi agraciado com a Medalha Militar de Bronze e disse sentir-se realizado em poder receber o agraciamento justamente na solenidade que celebra o dia do Especialista de Aeronáutica. “É um orgulho ser especialista de Aeronáutica! Sempre sonhei em ingressar na Força Aérea Brasileira e, nesta data, ser condecorado por haver completado 10 anos de serviço é muito gratificante. Agradeço a Força Aérea por tudo o que me proporciona”, enfatizou.

O Coronel Bellintani, que também é o Comandante da Guarnição, foi o responsável pela leitura da Ordem do Dia, escrita pelo Comandante Geral de Apoio. A Canção do Especialista foi entoada por todos os presentes, durante a solenidade, que teve o seu encerramento com o desfile militar da Guarda de Honra.

DIA DO ESPECIALISTA DE AERONÁUTICA

A data foi instituída por meio da Portaria n° 160/GM3, de 15 de março de 1991, data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de alto nível técnico para o Comando da Aeronáutica.

MEDALHA BARTOLOMEU DE GUSMÃO

A condecoração leva o nome do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, um dos precursores da aviação, com trabalhos no campo da aerostação, e que representa a dedicação, zelo e amor à Aeronáutica. A medalha foi criada em julho de 1971 e é uma distinção concedida aos militares e civis pelos destacados serviços prestados à Força Aérea. A imposição desta comenda ocorre sempre na Solenidade Militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica.

MEDALHA MILITAR

A “Medalha Militar” tem como objetivo recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. A distinção pode ser de platina, ouro (com passador de platina ou de ouro), prata ou bronze, conforme os militares agraciados tenham completado 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.


Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca

Fotos: Sgt Leopoldo / Sgt Domingos


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.