19
19/07/2019

Publicidade

EPCAR realizará formatura alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica


No próximo dia 25 de março, o Comando da Aeronáutica celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica. Visando comemorar e enaltecer a data e os especialistas da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), a EPCAR realizará na manhã de segunda-feira a Solenidade Militar . Saiba mais...

001 Especialista

Na próxima segunda, dia 25/03, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizará a Solenidade Militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, com imposição das medalhas Bartolomeu de Gusmão e Medalha Militar de Tempo de Serviço.

A solenidade será presidida pelo Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani, que também será o responsável pela leitura da Ordem do Dia alusiva à data. Haverá, ainda, o canto da Canção do Especialista, a imposição das medalhas e o desfile militar com a presença de todo o efetivo da GUARNAE-BQ.

O Especialista de Aeronáutica é o profissional que tem a missão de fornecer o suporte necessário para a atividade-fim da Força Aérea Brasileira (FAB). São eles os responsáveis por diversas atividades de caráter geral e especializado, sem as quais, seria impossível administrar a complexa gama de rotinas que caracteriza a vida das instituições castrenses no mundo atual.

A formação do sargento especialista da Aeronáutica é realizada na Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada em Guaratinguetá/SP.

MEDALHA BARTOLOMEU DE GUSMÃO

A condecoração leva o nome do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, um dos precursores da aviação, com trabalhos no campo da aerostação, e que representa a dedicação, zelo e amor à Aeronáutica. A medalha foi criada em julho de 1971 e é uma distinção concedida aos militares e civis pelos destacados serviços prestados à Força Aérea.

MEDALHA MILITAR

A “Medalha Militar” tem como objetivo recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. A distinção pode ser de platina, ouro (com passador de platina ou de ouro), prata ou bronze, conforme os militares agraciados tenham completado 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.

DIA DO ESPECIALISTA DE AERONÁUTICA

No dia 25 de março, comemora-se o Dia do Especialista. A data marca a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 1941 na Ponta do Galeão, Ilha do Governador (RJ). Há 78 anos o Berço dos Especialistas prepara militares para as mais diversas funções. Existem duas formas de ingresso: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), direcionado para o candidato com ensino médio completo, e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS).

Atualmente o complexo de ensino técnico-militar ocupa uma área total de 10 milhões de metros quadrados composta por um corpo docente formado por 180 professores, entre civis e militares. Além disso, no Corpo de Alunos, como é chamada a unidade que abriga os estudantes dos cursos, uma equipe de professores e militares auxilia os jovens na preparação física e na instrução específica.

A EEAR reúne o maior complexo de ensino técnico da América Latina. Localizada no Vale do Paraíba, em Guaratinguetá, a 176 km da cidade de São Paulo, a Escola abre todos os anos cerca de 750 vagas para jovens que já possuem diploma de nível técnico ou que desejam cursar uma das 27 diferentes áreas profissionais.

Serviço:

Solenidade Militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica com imposição das Medalha Bartolomeu de Gusmão e Medalha Militar de Tempo Serviço

Data: 25 de março de 2019

Horário: 11h

Local: Pátio de Formaturas da EPCAR (em caso de mau tempo, a solenidade será realizada no Cinema da EPCAR)


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.