16 de Julho | Dia do Comerciante: 5 tecnologias acessíveis criadas para ajudar o comerciante de Barbacena a melhorar suas vendas mesmo na pandemia

Dentre as ferramentas de mercado para alavancar as vendas em Barbacena está o Guia Boca a Boca, criação da Nós 3 com apoio do BarbacenaMais e o shopping virtual Compre BQ, da Pluz.
 

Com o relaxamento do isolamento social no Brasil, os comerciantes começam a pensar estratégias para recuperar o prejuízo do primeiro semestre.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC), as perdas diretas impostas ao comércio pela crise provocada pelo novo coronavírus chegaram a um volume de 124,7 bilhões. A pesquisa aponta que entre 15 de março e 2 de maio houve um corte de 56% no faturamento do varejo comparado ao mesmo período de 2019. Pensando neste cenário, algumas tecnologias acessíveis estão ajudando os comerciantes na retomada dos negócios, evitando que o segundo semestre continue sendo de queda.

As adaptações são muitas, desde o espaço físico que precisa de mais ventilação e distanciamento entre clientes e funcionários, passando pela higienização rigorosa e até novas formas de atrair e reter usuários que estão inseguros em voltar a frequentar lugares públicos. 

A Nós 3 está lançando hoje, Dia do Comerciante, o Guia Boca a Boca onde estão estampados as melhores marcas e profissionais de Barbacena, numa parceria inovadora com o BarbacenaMais. O guia, interativo, leva o público diretamente às páginas virtuais das empresas, e, em alguns casos, já coloca o público de frente com a tela de pedidos do anunciante. Além disso, a Nós 3 cuidou para que durante o tempo de permanência do guia no mercado sejam feitas campanhas, sorteios e outras interatividades com o público.

A pLuz Cosultoria Criativa lança no próximo dia 20 seu shopping virtual Compre bq, uma plataforma que engloba um shopping virtual com lojas de Barbacena. Na plataforma do shopping virtual do Compre bq é possível fazer compras com cartão de crédito ou débito e recebe-las em até 48 horas.

A Donus (www.soudonus.com.br) é uma carteira digital que permite ao varejista receber o pagamento direto no aplicativo, por meio de uma integração com as maquininhas da empresa e usar o saldo para pagar contas ou fazer transferências. Esta solução facilita o fluxo financeiro, sem que o fornecedor ou cliente necessite se deslocar para realizar o pagamento. Além disso, a startup oferece uma conta digital sem taxas, o aplicativo disponibiliza o dinheiro da transação feita pela maquininha em até 1 dia.

Já para conectar pequenos e médios comerciantes a grandes distribuidores, a Menu  (www.menu.com.br) oferece um aplicativo para abastecimento de insumos com mais de 45 mil produtos com entregas em SP, RJ e MG - os comerciantes têm acesso aos melhores fornecedores do país, preços mais baratos e entrega em até 48 horas. A startup centraliza o estoque e a entrega de seus clientes. Dessa forma, eles conseguem melhores negociações com seus fornecedores e sofrem menos interrupções para recebimento nas lojas, liberando o tempo do comerciante para se dedicar a outras atividades.

Uma medida que também pode reduzir o contato físico entre colaboradores e clientes é a abolição do troco físico. A startup Troco Simples (www.trocosimples.com.br) é criadora de uma tecnologia que reverte as moedas comuns de troco em moedas digitais para facilitar a vida dos varejistas. A ideia surgiu para reduzir a quebra de caixa dos estabelecimentos e, agora com a pandemia, reduzir a circulação de moedas nos supermercados. A tecnologia é integrada ao sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e frente de caixa (PDV) -  procedimento de pagamentos que faz a comunicação das transações de forma automática.

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: