Médica do Hospital Ibiapaba CEBAMS confecciona e doa máscaras para equipes

Solidariedade na quarentena.

Atuante há quatro anos como médica plantonista do Pronto Atendimento do Hospital Ibiapaba CEBAMS, a Doutora Janaíne Coelho Guimarães teve que interromper seus atendimentos tão logo foi declarada a pandemia do vírus COVID-19. Por estar grávida, a Doutora Janaíne deixou de atender no consultório, mas não deixou de continuar preocupada com a saúde da população.

Por isso, juntamente com sua mãe, que mantém um ateliê de costura, a médica colocou as mãos à obra e passou a confeccionar máscaras de tecido. Segundo ela, a princípio parte da produção seria destinada à doação, para ajudar na proteção de pacientes e parte para a equipe da assistência que cuida dos pacientes, em especial do setor de Quimioterapia do Ibiapaba CEBAMS. “Nesse tempo de quarentena, ainda indefinido, decidi trabalhar com minha mãe que também está no grupo de risco por ter hipertensão arterial sistêmica e histórico de IAM e AVE. Então decidimos iniciar em nosso ateliê, um projeto para confecção de máscaras”. A primeira parte da produção foi doada na semana passada para a equipe da quimioterapia e em breve outra parte será dada a pacientes e acompanhantes.

Para a enfermeira Samantha Almeida, que coordena a enfermagem do setor de Oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, a atitude da Doutora Janaíne é um exemplo de solidariedade e amor ao próximo. A doação foi muito bem recebida pela equipe: “Apesar de já utilizarmos os equipamentos de proteção individual fornecidos pelo Hospital, podemos compartilhar as máscaras com nossos familiares e amigos”, explica Samantha. Ela lembra também que ao repassar a máscara para alguém é possível dar orientações para o uso correto, a higienização e os cuidados preventivos que podem reduzir a contaminação pelo COVID-19.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp