17
17/11/2019

Publicidade

Paróquia de Santo Antônio celebra aniversário

Paróquia de Santo Antônio comemora 49 anos desde sua criação. Saiba mais...

02
Foto:Divulgação
Celebrando hoje (18) os 49 anos de sua criação, a Paróquia de Santo Antonio convida a todos para celebrarem com uma missa especial no dia 18/01/2019, as 19 horas, na Matriz de Santo Antônio

História da paróquia

  Criada em 18 de janeiro de 1970 por D. Oscar de Oliveira, Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, seu primeiro e único Pároco é o Pe.José Eudes de Carvalho Araújo, atuante e dinâmico como sempre o foi.

  A Paróquia  Santo Antônio, corta-a a Estrada Real,que outrora ligava a cidade de Parati, no Estado do Rio de Janeiro, à cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Por essa estrada, passaram muitos inconfidentes.

Durante  muitos anos, o bairro Santo Antônio, em Barbacena, foi  conhecido como “Alto do Cangalheiro”. Nele morava um fabricante de cangalhas ocas, daí o porquê do nome.

Usavam-se as cangalhas para o transporte do ouro  explorado em nossas minas gerais. Era ouro destinado à Corte Portuguesa. Tropeiros aqui paravam para alimentar suas tropas, fazer reparos em seus arreios e cangalhas.    

Dizem que, nesse local, na ocasião, substituía-se parte do ouro  por pedras, e  o ouro conseguido, doavam-no aos inconfidentes para mantença da Conjuração Mineira, da qual faziam parte alguns sacerdotes. O movimento, infelizmente, culminou com a prisão de alguns inconfidentes e com a morte de Tiradentes.

Às margens de uma extensão da Estrada Real, hoje nominada rua Fiorelo Loschi, havia uma cerâmica cujo  proprietário era um  alemão chamado  Ernesto Guilzer. Nela fabricavam-se peças decoradas. Dessa fabricação, exportavam-se peças  para a França e a Inglaterra.Hoje é conhecido Aras Pinheiros Altos.

É interessante saber que o primeiro vaso sanitário  fito  em louça, no Brasil, foi fabricado aqui , em Barbacena, na referida cerâmica. Sua chaminé, não  totalmente destruída, ainda existe. Além de fabricar cerâmica,  o  Senhor Ernesto também introduziu, na região,   o  plantio  de rosas e eucaliptos.

A Paróquia Santo Antônio, de Barbacena, desmembrada da Paróquia São Sebastião, tem  como limites: o Pontilhão D. Pedro II, a linha de ferro da antiga Rede Ferroviária Federal,  bairro Novo Horizonte e vai  até a divisa com a cidade de Alfredo Vasconcelos. Tem a BR 040 como divisa até o trevo da Estação Rodoviária, desce a avenida Gov. Bias Fortes, e vai até o Pontilhão.  

Com a criação da Paróquia São Pedro, esta abrangeu os seguintes logradouros: a Br 040, o  Caeté, parte do bairro  Guarani, parte da rua Água Santa, R. Eduardo Coelho dos Santos,Clube de Tiro Caça e Pesca, R.Dr. Afonso Canêdo, Dr. Cruz Machado, Luiz Gava, Av. Governador Bias Fortes - próximo à APEC Veículos, onde no passado , funcionou a Sociedade Imunizadora de Postes de Eucalipto (SIPEL).

No registro mais antigo da Cidade de Barbacena, uma planta topográfica dos terrenos da Câmara Municipal de Barbacena e dos terrenos da linha da estrada projetada entre Barbacena e Valinho, já se observa uma grande concentração de residências no Cangalheiro.

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.