Paróquias e fiéis comemoram o dia de Nossa Senhora Aparecida

Confira as programações e horários das celebrações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida na cidade. Saiba Mais ...

Nossa Senhora da Conceição Aparecida/ Foto: Tiago Queiroz

Dia 12 de outubro é o feriado nacional em que se comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é considerada padroeira do Brasil. O feriado é celebrado no país desde o ano de 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, localizada em São Paulo. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é a quarta mais visitada e é a segunda maior do mundo, podendo receber até 45.000 pessoas em seu interior.

Segundo o site Cruz Terra Santa, a imagem apareceu em outubro de 1717. Para receber o Conde de Assumar, atual governante da capitania de São Paulo e das Minas de Ouro, a população de Guaratinguetá organizou uma festa. Mesmo que a época não fosse propícia a pesca, os pescadores foram para o rio Paraíba, buscando uma quantidade de peixes que alimentasse o governador e toda a sua comitiva. Os homens designados para a tarefa, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentiram a grande responsabilidade que tinham e resolveram fazer uma prece pedindo a Mãe de Deus que os ajudassem. Quando estavam por desistir, João Alves resolveu lançar a rede uma última vez. Não pegou peixe, mas se deparou com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, porém faltava a cabeça. Emocionado, ele lançou a rede mais uma vez e pescou a cabeça, que se encaixava perfeitamente no restante da imagem.

Após o acontecimento, os pescadores pegaram tantos peixes, que voltaram logo para que a canoa não virasse com o peso. Toda a população entendeu o fato como intervenção divina e, esse foi considerado o primeiro milagre da Santa. A imagem original, é feita de argila e fica exposta na Basílica de Aparecida, que também a maior Igreja do mundo, dedicada a Maria.

Em 19 de julho de 1930, o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil. Todos os anos, milhares de milagres e graças são relatados e, em agradecimento, aproximadamente 13 milhões de pessoas visitam a cidade de Aparecida do Norte todos os anos.

Confira a programação das paróquias de Barbacena em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida:

Basílica de São José Operário: Missa às 10h e às 19h;

Igreja Nossa Senhora da Assunção (Boa Morte): Missa às 8h e às 19h;

Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Piedade: Missa às 7h, às 15h e às 19h;

Paróquia de São Sebastião: Missa às 9h e às 19h30;

Paróquia do Divino Espírito Santo: Missa às 8h e às 19h; Procissão às 18h30, saindo da capela de Santo Expedito.

Paróquia de Santo Antônio: Missa às 8h e às 19h; Tarde de lazer a partir das 13h; Terço às 17h; Pequena procissão da imagem de Nossa Senhora Aparecida às 18h.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 






Você vai gostar também



O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.